ESTOQUE BAIXO

Banco de leite da Cândido Mariano precisa com urgência de doação

O banco de leite da Maternidade Cândido Mariano está com estoque extremamente baixo e precisa de doação para alimentar os 40 bebês prematuros ou em situação de risco internados na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI).

Para que a UTI trabalhe 100% com leite humano, é necessário que o banco seja abastecido com 20 litros diários. Porém, como é bastante difícil conseguir esta quantidade, o estoque gira em torno de 12 a 15 litros. O leite que falta é coletado de mães internadas ou que estão com bebês que ainda não tiveram alta hospitalar.

O banco consegue arrecadar de três a cinco litros por dia. Excepcionalmente ontem (14), o banco recebeu sete litros de doação. "Uma das mãezinhas doadora comentou que ia postar nas redes sociais a necessidade em aumentar o estoque", destacou Larissa Hikari, secretária do banco de leite da Cândido Mariano .

A demanda pelo leite materno é grande dentro da maternidade, já que cada bebê tem que mamar de 3 em 3 horas. "A quantidade que cada um consome varia de 1ml a 80 ml, que vai aumentando conforme o bebê vai se desenvolvendo", explicou Hikari.

COMO DOAR

As mães que já sabem doar podem tirar o leite em casa e armazenar em recipiente de vidro esterilizado, no congelador, por 15 dias no máximo. Depois de retirar o leito, devem entrar em contato com o banco de leite para que a equipe possa retirar na residência da doadora.

Na Maternidade Cândido Mariano é aceito apenas leite de mães com bebês de zero a seis meses de idade. "Costumamos dizer que o leite humano é muito inteligente. Conforme o bebê vai precisando, o organismo vai produzindo", explicou secretária do banco de leite.

O funcionamento da unidade é de segunda à sexta, das 7h às 11h e das 13h às 17h. Os telefones de contato para mais informações são os (67) 3041-4735 e (67) 9 9830-9974. Ligações a cobrar para o celular podem ser feitas e os funcionários retornam.

Comentários