De um lado, Chris Weidman, campeão do Ultimate, invicto no MMA e ainda iniciando sua jornada no esporte. Do outro, Vitor Belfort, o desafiante da vez, que busca seu terceiro título na companhia - pode ser o único a chegar ao topo de três divisões distintas (GP dos pesados, peso-meio-pesado e, agora, peso-médio) - e prova que o tempo é seu aliado. Este é o resumo do co-evento principal do UFC 187, que acontece neste sábado, em Las Vegas, nos Estados Unidos. Um confronto repleto de rivalidade, que ofusca até o combate principal da noite, entre Daniel Cormier e Anthony Johnson, aspirantes ao cinturão dos meio-pesados.
Em comum entre Chris Weidman e Vitor Belfort - além da vontade de ser o melhor do mundo no peso-médio - está a longa inatividade. O americano não atua desde a vitória por decisão unânime sobre Lyoto Machida, em julho do ano passado, e pode vencer o terceiro brasileiro seguido na companhia. Já o "Fenômeno" entrou no octógono pela última vez em novembro de 2013, quando nocauteou o até então inocauteável Dan Henderson no primeiro round em Goiânia. À época, o carioca fazia uso do polêmico tratamento de reposição de testosterona (TRT). Portanto, este será seu primeiro compromisso desde o banimento da terapia hormonal.
Na pesagem de sexta-feira, Weidman voltou a acusar o "Fenômeno" ao bater na tecla do doping e acirrou ainda mais os ânimos - Dana White teve de intervir e ficar entre eles para que a situação não se tornasse incontrolável. Eles têm cinco rounds para mostrar aos fãs presentes à MGM Arena resultado produzido por um choque entre jovialidade e experiência.
Na luta principal, Anthony Johnson e Daniel Cormier buscam o cinturão dos meio-pesados, que pertencia a Jon Jones - cujo título foi cassado pelo Ultimate após o envolvimento do então campeão em um acidente de trânsito. Atleta da Blackzilians, "Rumble" vem de dois nocautes avassaladores - atropelou Alexander Gustafsson e Rogério Minotouro -, e atravessa grande fase desde que retornou ao UFC. Cormier, parceiro de Cain Velásquez na AKA (American Kickboxing Academy), perdeu a chance de faturar o cinturão ao ser derrotado por Jones em janeiro, e espera não desperdiçar sua segunda oportunidade.
Um dos atletas mais festejados pelo público durante a pesagem, o carismático Donald Cerrone mede forças com John Makdessi de olho na vaga de desafiante ao título do peso-leve, dominado por Rafael dos Anjos.
No único duelo entre pesos-pesados, os ex-companheiros de equipe, Travis Browne e Andrei Arlovski, deixarão a amizade de lado para atuarem pelo card principal. Somados, eles têm 29 nocautes, o que aumenta a expectativa por uma batalha que não será decidida pelos jurados.
No card preliminar, o Brasil tem um representante. Trata-se de Rafael "Sapo" Natal, adversário de Uriah Hall, o "Homem-Ambulância", integrantes do peso-médio. Ambos vivem bom momento e prometem uma luta empolgante. Os dois lutadores se provocaram na pesagem da última sexta-feira e Hall chegou a empurar Natal, que teve de ser contido por Dana White para que não devolvesse a agressão ao rival no palco do evento.
O canal Combate transmite o UFC 187 ao vivo, direto de Las Vegas, neste sábado a partir das 19h (horário de Brasília), com acesso também pelo aplicativo Combate Play. O Combate.com acompanha o evento com Tempo Real e transmissão das duas primeiras lutas a partir das 19h45m. Durante todo o evento será possível participar do Tempo Real que esquentará o clima para as disputas de cinturão. Basta enviar uma mensagem no Twitter com a hashtag #CombatenoUFC187.
Comentários