Globo Esporte
Não foi um jogo fácil como os três da fase de grupos, mas o Brasil venceu a Rússia por 3 a 1, nesta segunda-feira, e vai encarar o México nas quartas de final do Mundial sub-17.
Em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes, a garotada se impôs no segundo tempo e teve o trabalho facilitado pela expulsão de Barinov, que deixou os russos com um jogador a menos durante boa parte da etapa final. Mosquito e Boschilia, duas vezes, marcaram os gols da seleção brasileira. O meia do São Paulo é o artilheiro do torneio, com seis gols. Makarov descontou para os russos.
Dificuldades no primeiro tempo
Ao entrar em campo, o Brasil logo percebeu que não encontraria a mesma facilidade da primeira fase, quando aplicou três goleadas. Com o time bem postado na defesa, a Rússia dificultava os avanços da seleção brasileira e ainda levava perigo nos contra-ataques.
Boschilia era o responsável pelos principais lances do Brasil, geralmente em chutes de longa distância, sem grande perigo. Caio, pela esquerda, e a dupla de ataque formada por Nathan e Mosquito, se movimentavam bastante, trocavam passes rápidos, mas encontravam dificuldades de entrar na área russa.
O principal lance da Seleção ocorreu em uma jogada de bola parada. Após cobrança de escanteio, Danilo subiu mais alto que a zaga russa e cabeceou com força. De mão trocada, o goleiro Mitryushkin faz uma espetacular. Expulsão de russo facilita para o Brasil
A etapa final, no entanto, começou bem diferente. Com velocidade, o Brasil conseguia chegar com mais frenquência à área da Rússia, que já não conseguia mais exercer a marcação com a mesma eficiência. Caio Rangel voltou bem e se tornou o jogador mais perigoso em campo, chutando inúmeras vezes. O goleiro Mitryushkin operou vários milagres. A essa altura, o Brasil já havia finalizado 18 vezes, contra apenas dois chutes dos russos.
Já melhor em campo, a seleção brasileira se impôs de vez quando Barinov cometeu falta dura em Auro e foi expulso. Dois minutos depois, o Brasil aproveitou bem a vantagem numérica em campo. O próprio Auro fez grande jogada individual, invadiu a área, colocou no meio das pernas do marcador e cruzou na medida para Mosquito escorar para o gol.
Com um a mais e em vantagem no placar, o Brasil passou a explorar os espaços deixados pela Rússia. E foi assim que chegou ao segundo gol. Aos 34, Kennedy, que havia entrado no lugar de Caio Rangel, puxou contra-ataque pela esquerda, levou ao fundo e cruzou. Boschilia antecipou o goleiro e marcou o segundo da Seleção.
A Rússia ainda tentou uma reação com Makarov, que aproveitou falha de Lucas e Eduardo na defesa, aos 45 minutos. Mas nos acréscimos, Boschilia arriscou da entrada da área, o goleiro deu rebote, e ele mesmo marcou seu sexto gol no Mundial sub-17. O meia, que será desfalque contra o México, é o artilheiro isolado do torneio.
Comentários