Depois de cinco dias de competições, terminou na noite de sábado, no Ginásio Guanandizão, em Campo Grande, duas competições de âmbito nacional, o 11º Campeonato Brasileiro de Boxe Elite Feminino e o 5º Campeonato Brasileiro Juvenil de Boxe, realizado pela Confederação Brasileira de Boxe, em parceria com a Federação Sul-Mato-Grossense de Boxe.
A melhor colocação de um boxeador sul-mato-grossense foi conquistada pelo atleta Paulo Martins, que foi à final contra o carioca Luan Veneiros, na categoria 60 quilos. Outros três sul-mato-grossenses, Idowemar Godoy, na categoria até 49 kg; Valdeir Célio, na categoria 75 kg e Mário Sabino, na categoria 91kg, ficaram com o vice-campeonato.
Além de Paulo Martins, os campeões por categoria foram Carlos Silva (SE), até 49 kg; Arilson Gonçalves (PA), 52 kg, que venceu Luís Henrique Silva (RJ); Felipe Sanches (PA), 56 kg, que venceu Bruno Brito (RJ); Jonatan Soares, 64 kg, que venceu Kidson Araújo (RR) e Brendo Costa (PA), 69 kg, que venceu Julio César Cardoso (ES).
Nas categorias mais pesadas, com lutas mais acaloradas, Marcos Barros (SP), nos 75 kg, venceu o sul-mato-grossense Valdeir Célio; Lucas Silva (PA), 81 kg, venceu Claudio Leandro (BA); Abner Júnior (RJ), 91 kg, venceu Mário Sabino, do MS e, na última luta da noite, João Oliveira (SP), mais de 91 kg, venceu Miguel Cruz (BA), em combate bastante disputado.
FEMININO
O 11º Campeonato Feminino de Boxe Elite não teve resultados mais expressivos para as meninas de Mato Grosso do Sul, conquistando uma medalha de prata, destacando-se pugilistas de Santa Catarina e São Paulo. Na categoria 60 kg, a sul-mato-grossense Aline da Silva foi derrotada pela catatinense Rosilane Silva e ficou com a medalha de prata.
Na categoria 48 kg, Érica Matos (BA), venceu Daniela Souza (SE); na 51 Kg, vitória de Clelia Costa (SP) sobre Kesfeslen Bezerra (AM); na 54 kg, Thais Cristina da Silva (SP), venceu Marlene Profeta (BA); na 57 kg, vitória de Taynna Cardoso (DF) sobre Dania Ramos (SP) e, na categoria 64 kg, Adriana Araújo (BA) venceu Ticiana Sanches (AP).
Na categoria 69 kg, Jôse Couen (PA) venceu Carla Freitas (RN); na 75 kg, Danieli Bastieri (ES) venceu Roseli Feitosa (SC); na 81 kg, uma das lutas mais disputadas no feminino, Andreia Bandeira (SP) venceu Keliana Dantas (BA) e, na última luta do feminino, acima de 81 quilos, Flávia Figueiredo (SC), venceu Nayara Silva (SP).
De acordo com o presidente da Confederação Brasileira de Boxe, Mauro Silva, Paulo é um atleta completo e tem futuro na modalidade. “Ele tem um bom preparo físico, tem técnica, é o melhor atleta da competição”, revelou o dirigente.
Outra grande esperança de medalha sul-mato-grossense no feminino era Aline Santana, categoria 60 kg mas a boxeadora foi derrotada pela catarinense Rosilane Silva e ficou com o vice campeonato.
No feminino, Danieli Bastieri de Santa Catarina, categoria 75 kg, ficou com o título de melhor atleta da competição.
Das 5 finais disputadas, os sul-mato-grossenses foram derrotados em 4. Além de Aline, foram vice campeões Idowemar Godoy, Valdeir Célio e Mário Sabino.
O sul-mato-grossense Edmilson Ortiz foi eleito o melhor árbitro da competição.
Na pontuação geral do juvenil masculino, a seleção campeã foi a do Pará com 23 pontos, seguida de São Paulo com 21 pontos e Mato Grosso do Sul ficou em terceiro lugar com 16 pontos.
A competição reuniu 200 atletas de 22 estados brasileiros e do Distrito Federal e foi realizada pela Confederação Brasileira de Boxe e Federação de Boxe de Mato Grosso do Sul com apoio da Fundesporte.
O presidente da Federação de Boxe de Mato Grosso do Sul, Marcelo Nunes, exaltou o desempenho dos atletas sul-mato-grossenses e revelou que a modalidade cresceu bastante no estado. “Foi uma competição de alto nível técnico e nossos atletas mostraram que podemos lutar de igual pra igual com os melhores do país”, revelou Marcelo.
Comentários