Gazeta MS
Criado em 2012 para mensurar o desempenhos dos clubes de Mato Grosso do Sul, o Ranking de Clubes Gazeta MS tem neste ano sua versão atualizada. Como a contagem do Ranking premia os times mais regulares das últimas temporadas, poucas mudanças foram verificadas nesta segunda edição. Os primeiros sete colocados permanecem os mesmos, com destaque para o Cene que, com o título, aumentou a diferença para o Naviraiense, segundo colocado, que deixou de receber ainda mais pontos pela participação na Copa do Brasil graças à desastrosa eliminação.
No Ranking aparecem pela primeira vez os nomes de Ubiratan e Costa Rica, recém promovidos à primeira divisão e que estavam afastados do futebol profissional. Por outro lado, rebaixados em 2012, AEC e MS Saad deixam a lista por não terem voltado para a Série A.
Regras de Pontuação
Para definir quais os melhores times do MS, o modelo a ser adotado é o mesmo da CBF, levando em consideração apenas os resultados das últimas cinco temporadas - 2009 a 2013 -, com peso diferenciado ano a ano e os campeonatos mais recentes tem maior valor. A diferença está que no ranking entram apenas os clubes que disputaram a Série A do Campeonato Estadual e os dois times promovidos da Série B, sendo que clubes que estejam licenciados também são desconsiderados, mas não perdem os pontos no período caso voltem à ativa.
A pontuação utilizada é a mesma da primeira divisão nacional com 800 pontos para o campeão, 80% desse valor para o vice, 75% para o terceiro colocado, 70% para o quarto colocado e o valor diminuindo de acordo com a posição. Para os dois times que sobem da Série B, a pontuação é de 400 e 320 para campeão e vice, respectivamente.
À pontuação dos clubes que disputarem o Campeonato Brasileiro e a Copa do Brasil, serão adicionados os valores obtidos de acordo com a tabela definida pela CBF para cada uma delas.
Confira situação de cada clube
1. Cene: O título estadual de 2013 consolidou a condição de melhor clube do MS nos últimos cinco anos. No ano passado, a liderança era com 9931 pontos e agora atinge 10741, o único a ter os cinco dígitos. Em 2014, com Copa do Brasil e Série D do Campeonato Brasileiro, será dificil o Furacão Amarelo perder essa posição.
2. Naviraiense: Time mais regular do período, o CEN colhe os frutos por ter chegado em quatro finais e uma semi, com um título. Apesar da conquista em 2009 estar defasada pelo tempo, o clube ainda aumentou a pontuação em relação à edição anterior em quase 200 pontos e teria até, se não fossem os vacilos burocráticos que eliminaram o time da Copa do Brasil, ultrapassar a barreira dos 10 mil e encostar ainda mais no Cene.
3. Águia Negra: Apesar de ter mantido a terceira posição, a temporada irregular fez com que o time de Rio Brilhante perdesse contato com o Naviraiense e a diferença entre eles passou de pouco mais de cem pontos para quase quinhentos. Sorte que o Comercial também não foi bem e ficou longe de ameaçar o posto do Águia.
4. Comercial: Sem conseguir fazer boas campanhas após o título de 2010, além de perder a chance de alcançar o Águia, o Colorado vê Ivinhema e Aquidauanense se aproximarem para disputar o quarto lugar. Se terminar o Estadual 2014 abaixo de um dos dois, dança.
5. Ivinhema: Semifinalista em 2013, tirou uma boa diferença em relação ao Comercial. Se repetir o desempenho na próxima temporada, vai ficar bem perto do G3.
6. Aquidauanense: Outro que encostou no Colorado e ficou ainda mais perto do Ivinhema graças aos pontos do título do Azulão em 2008 não valerem mais. Se conseguir melhor colocação que os adversários em 2014, pode terminar o ano duas posições à frente.
7. Itaporã: O belo campeonato feito pelo time comandado por Pedro Caçapa garantiu o Itaporã na mesma posição do ano passado, mas com pontuação um pouco melhor, ultrapassando a marca dos oito mil pontos.
8. Serc: Primeiro clube a ganhar posição no Ranking, o time de Chapadão do Sul terminou o Estadual como um dos rebaixados. Como isso foi possível então? A Serc não disputou o Estadual em 2008 e voltou na segundona em 2009. Como para este ano valem os últimos cinco anos, justamente a partir do retorno do time ao futebol profissional, o clube agora vem com pontuação cheia, saindo dos pouco mais de 7600 pontos para exatos oito mil e deixando o Sete de Dourados para trás.
9. Sete de Dourados: Ainda sem ter uma campanha marcante na Série A, o Sete figura no Ranking também na intermediária. Apesar de ter consigo uma sensível melhora na pontuação, trocou de posição com a Serc.
10. Misto: Pouca coisa mudou para o Misto neste ano. A pontuação é praticamente a mesma e segue na posição de 2012.
11. Maracaju: Outro que segue na mesma do ano passado, embora com pontuação um pouco melhor.
12. Urso: O time de Mundo Novo aproveitou o péssimo campeonato do Corumbaense e ganhou uma posição no Ranking.
13. Corumbaense: Mais uma vez rebaixado para a Série B, o Carijó perdeu uma posição e precisa retornar o mais rápido possível para não cair ainda mais.
14. Novoperário: O Novo Galo conta agora com dois anos competindo e ainda figura entre os últimos. Como o Ranking premia a regularidade, pode subir com boas campanhas nos próximos anos.
15. Costa Rica: O vice campeão da Serie B aparece no Ranking recuperando os pontos de 2009 e 2010, últimos anos do clube na Serie A. Os dois anos de ausência ainda devem refletir na posição do time algum tempo.
16. Ubiratan: Esse problema também afeta mais ainda o Leão da Fronteira, campeão da Serie B. A conquista e a única responsável pela pontuação do clube por enquanto e o caminho para recuperar os dez anos afastado do futebol profissional será longo.
Comentários