A campo-grandense Layana Colman, 16 anos, viaja segunda-feira com a seleção brasileira de judô que disputa o Mundial Sub-18, entre os dias 8 a 11 de agosto, em Miami (EUA). A lutadora sonha em trazer a medalha para o Estado, que seria inédita para o judô sul-mato-grossense. Antes de embarcar aos Estados Unidos, ficará quatro dias em treinamento com a delegação nacional no Rio de Janeiro (RJ).
Layana vai competir no peso até 52 kg, ela chega ao Mundial como favorita por ser cabeça de chave e atual campeã panamericana. “Todas as competições antes do Mundial foram importantes, serviram como preparação.
Sempre foquei para estar neste Mundial. Nos Estados Unidos, nenhuma luta será fácil. Portanto, tenho que estar preparada física e psicologicamente”, afirmou. Layana já conhece algumas adversárias que terá pela frente. No início do ano, ela participou do Circuito Europeu e conquistou a medalha de prata da etapa de Berlim, da Alemanha, e o bronze em Antalya, na Turquia.
A judoca, revelada na Academia Rocha, da Capital, tem a chance de entrar para a história do judô sul-mato-grossense ao ser aprimeira lutadora a conquistar medalha em mundiais.
Layana será a terceira judoca do Estado em mundiais desde 2009
Duas judocas do Estado já participaram do torneio internacional. Em 2009, Emory Alves Spontoni foi eliminada ao perder a primeira luta no Mundial de Paris, da França. Em 2011, Camila Gebara foi derrotada nas oitavas de final em Kiev, na Ucrânia.
“Busco em não entrar na história do judô do Estado, mas sim, em alcançar o meu objetivo. Quero muito ganhar uma medalha em mundial, seria meu maior sonho”, diz a campo-grandense.
Outro objetivo da lutadora é poder provar que não é necessário sair do Estado para ser campeã. “Esta medalha seria especial a todos, aos meus técnicos e dos atletas que treinam ao meu lado.
Iria incentivá-los eles a continuar treinando. O que faz ser campeão é o atleta e não a academia”, afirmou.
Para chegar ao seu objetivo, Layana não diminuiu a carga horária de treinamentos nesta última semana de preparação em Campo Grande. Ela treina duas vezes por dia na Academia Rocha, à tarde aprimora a parte técnica e física e à noite intensifica os treinamentos com a equipe adulta.
Comentários