Globo Esporte
A Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul (FFMS) divulgou na última quarta-feira a tabela e o regulamento do Campeonato Sul-Mato-Grossense Série A 2014. Depois que os clubes voltaram atrás na mudança da fórmula de disputa, a primeira divisão permanece com o mesmo sistema implantado desde 2009. Nem sequer o cogitado grupo do rebaixamento foi mantido. Pela regra em vigor, as duas piores equipes dos Grupos A e B serão rebaixadas para a segundona em 2015.
A rodada de abertura está marcada para o dia 18 de janeiro, sábado a partir das 16 horas (de MS), com duas partidas pelo Grupo A. O Comercial-MS recebe o Misto no Morenão, e o Costa Rica viaja a Aquidauana para enfrentar o time da casa no estádio Noroeste. No domingo, quatro jogos completam a 1ª rodada: Urso e Águia Negra, Cene (atual campeão) e Novoperário, Ubiratan e Sete de Dourados, e Ivinhema e Naviraiense.
Costa Rica e Ubiratan, times recém-promovidos da Série B estadual, foram distribuídos nos grupos conforme a região de origem. O Costa Rica (norte) ficou no Grupo A ao lado de rivais de Campo Grande e da região central do estado. Já o Ubiratan (sul) está no Grupo B e vai enfrentar adversários da região sul. A opção pelos grupos regionalizados visa gerar economia aos clubes na primeira fase, que terá 14 rodadas.
Ao todo, o torneio terá 20 datas. Na primeira fase, os times jogam entre si nos grupos, e classificam-se oito equipes para o mata-mata. Se os duelos terminarem em igualdade, a equipe com melhor retrospecto na soma das fases anteriores passa de fase.
O campeão sul-mato-grossense terá direito a vagas no Brasileirão da Série D e na Copa do Brasil 2015, enquanto que o vice-campeão fica com a segunda vaga na Copa do Brasil. A bola rola até o dia 9 de abril, com transmissão de jogos ao vivo pela TV Morena.
Comentários