- Trabalhamos em parceria com as federações internacionais para desenvolver um calendário de eventos-teste que nos oferecesse as melhores oportunidades de realizar testes vitais na preparação para os Jogos. Assim como os atletas, o Comitê Organizador está treinando e ganhando experiência, com o objetivo de atingir seu ponto mais alto entre agosto e setembro de 2016 - explica Agberto Guimarães, diretor-executivo de Esportes e Integração Paralímpica do Comitê Rio 2016.
Alguns eventos serão organizados pelo Comitê Rio 2016, utilizando a marca Aquece Rio, enquanto outros serão de responsabilidade das federações internacionais e das confederações brasileiras dos esportes. Nestes casos, o Comitê Organizador realizará testes em operações específicas. Os eventos-teste de alguns esportes, como ginástica e triatlo, serão classificatórios para 2016. Em outros casos, como no badminton, tiro esportivo e atletismo, os atletas poderão somar pontos ou atingir marcas que os deixarão mais próximos da primeira edição dos Jogos da América do Sul.
Para algumas competições, haverá venda de ingressos, enquanto outras serão fechadas ao público. As informações sobre ingressos serão divulgadas posteriormente. Alguns eventos ao ar livre, como triatlo, vela, maratonas aquáticas e ciclismo de estrada, permitirão que os espectadores assistam às provas de graça, na região de Copacabana.
A fase final da Liga Mundial de vôlei abrirá o calendário de competições do ano, de 14 a 19 de julho, no Maracanãzinho. E será o segundo evento-teste dos Jogos - o primeiro foi a Regata Internacional de Vela, que aconteceu em agosto de 2014, na Baía de Guanabara.
A primeira fase de eventos-teste, entre julho e outubro de 2015, será voltada para esportes ao ar livre. A etapa seguinte, de novembro de 2015 a fevereiro de 2016, terá maior concentração de disputas em locais fechados. A fase final, programada para acontecer de março a maio de 2016, permitirá ao Comitê Rio 2016 realizar os últimos testes e ajustes, a cerca de três meses para o início dos Jogos Olímpicos.
Comentários