O fígado é uma proteína presente com frequência na Xepa do Big Brother Brasil e na mesa de muitos brasileiros. Alguns podem até fazer careta para ele. Mas se o fígado for preparado corretamente, fica bem macio, suculento e rende receitas incríveis.
Claro que existem alguns truques bem fáceis para o preparo do fígado. E como sempre, o Receitas está aqui para facilitar a sua vida com dicas de culinária. Confira a seguir os segredos do fígado perfeito!
1. Cuidado com o cozimento
O chef Jimmy McManis diz que o fígado, assim como outros miúdos, é uma carne mais delicada e de textura mais porosa. Por isso, o cuidado com o cozimento é superimportante. "Tem que trabalhar rapidinho embaixo, no fogo, para dar aquela selada. E depois subir [o fogo] para dar o ponto no que a gente chama de assar."
2. Porções pequenas
Dependendo da receita que você fizer, Rita Lobo sugere que o fígado seja colocado aos poucos na panela: "É para não correr o risco de resfriar o fundo da panela em vez de selar. É para não ficar aquela carne cinzenta."
3. Corte as fibras
E Ana Maria Braga tem uma dica de ouro para o preparo: "Corta a pele e as fibras. Deixa bem limpinho e bota no leite."
4. Truque do leite
Estranhou o truque do leite? Pois saiba que colocar o fígado de molho no leite vai deixar o sabor dele mais suave. Essa é a dica primordial de Ana Maria. Ela deixa o fígado na bebida por pelo menos 1 hora, descarta o leite, lava os bifes em água corrente e seca. Depois, desse passo a passo, Ana Maria sugere um tempero de sal e pimenta. Em seguida, basta dourar o fígado na frigideira com manteiga e azeite.
Comentários