A fisioterapia no pós-operatório é essencial para a plena recuperação do paciente. Além de contribuir para a diminuição de sintomas de dor e dos níveis de inchaço, o tratamento visa restabelecer os movimentos do membro operado, além de prevenir a contratura muscular e a rigidez articular. Ademais, a fisioterapia pode ser empregada tanto em procedimentos ortopédicos, quanto em qualquer tipo de pós-operatório.
O que é?
A fisioterapia no pós-operatório se faz muito necessária para pacientes que foram submetidos a procedimentos invasivos. Esse tratamento, que visa a recuperação de movimento, entre outras benesses, é amplamente realizado após cirurgias ortopédicas e de trato venoso como, por exemplo, a de varizes. O mesmo é válido para pacientes que sofreram algum tipo de amputação e no lugar do membro foi colocado algum tipo de prótese.
O procedimento fisioterapêutico deve ser realizado por um profissional qualificado da área. Todo o acompanhamento necessário pode ser feito na própria residência do paciente, ou em uma clínica especializada, durante um período pré-determinado pelo médico ortopedista e pelo próprio fisioterapeuta.
Benefícios
Diante do perigo causado pela imobilidade do paciente e do maior tempo de recuperação, a fisioterapia no pós-operatório é altamente recomendada. Além de impedir esses agravantes, o tratamento favorece a diminuição da dor e das tensões musculares inerentes ao procedimento cirúrgico.
Se não bastasse isso, a fisioterapia contribui para o aumento da flexibilidade da cicatriz oriunda da operação. Esse fator é preponderante para que o médico ortopedista, por exemplo, preconize um tratamento de fisioterapia.
Além do mais, previne a má circulação e, por consequência, o surgimento de trombose. Mediante esses benefícios, a fisioterapia no pós-operatório se torna imprescindível para a reabilitação mais rápida do paciente e o retorno mais breve à rotina.
Fisio Clinica fica localizada na Rua Antônio João, 451. Centro, Itaporã-MS.
Mais Informações (67) 3451-3110 / 99961-2733.
Comentários