As comemorações alusivas ao Dia de São Pedro, conhecido como o "porteiro" do reino dos céus, foram marcadas por muita diversão no município de Itaporã. São Pedro ganhou esse título graças a uma passagem do Evangelho de Mateus, na qual Jesus se volta para Pedro, o seu seguidor mais próximo, e diz: "Eu te darei as chaves do reino dos céus e o que ligares na Terra será ligado nos céus". Essa simples declaração foi suficiente para Pedro passar para a história, em quadros e esculturas, como o velhinho que carrega as chaves celestiais.
No último sábado (29), a Comunidade do Bairro Porciúncula se reuniu em um evento que teve atrações como pescaria, música, danças e comida típica. Também no dia de São Pedro, data muito especial para seu Osvaldo Machado e dona Leonor Machado, que a mais de 40 anos realiza festa em celebração ao Dia deste Santo.
Na Porciúcula
A comemoração deu início com a realização de um Terço na residência de um dos moradores do bairro, onde na sequência o público pode prestigiar músicas ao vivo com a dupla ZEZINHO CANTOR & CLÁUDIO ASSUNÇÃO. De acordo com a organizadora Rosilene Rosa, todos os anos a festa é realizada na comunidade e todos participam comemoração. Quentão e muita pipoca forma oferecidos para os presentes, que durante a festa concorreram a brindes e assistiram a apresentação de uma quadrilha. Para “Tia Rose”, a grande felicidade é ver o sorriso e alegria das crianças e jovens que participam da festa.
Na casa da família Machado
A tradição que começou na pequena cidade de Nova Esperança, no Estado do Paraná em 1957, continua acontecendo há vários anos aqui na cidade de Itaporã. Hoje aos 87 anos, seu Osvaldo Machado diz se sentir muito orgulhoso de há 43 anos realizar aquilo que mais gosta, proporcionar alegria a todos que participam da festa. Seu Osvaldo e dona Leonor, preparam tudo com muito carinho, desde o Terço realizado no início da festa, bem como também o tradicional chá de gengibre, muita pipoca, milho verde, amendoim e um delicioso leite com chocolate.
Comentários