Por: Rogério Crespo
A partir desta quarta-feira (21), a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Itaporã - APAE irá vivenciar a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. O evento segue até o próximo dia 28 e, este ano, o tema a ser refletido nacionalmente será "Desafiando os limites, diminuindo as diferenças".
Para reflexão, debate e orientação dos trabalhos na Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla do ano de 2013, a Federação Nacional das Apaes propôs como tema central o enfrentamento às diferenças que as pessoas com deficiência intelectual e múltipla e suas famílias vivenciam diariamente para inclusão social.
A temática remete ao espírito de luta e garra das pessoas com deficiência e também dos apaeanos que têm, nestes supostos limites, a motivação para superação deles, o que, consequentemente, vem diminuindo as diferenças sociais e o preconceito nestes 59 anos de existência da Apae. O tema sugere a continuidade e ampliação desta característica positiva dos atendidos, colaboradores e dirigentes.
Segundo Cecilia Eberhardt, Coordenadora Pedagógica da APAE, é preciso quebrar o paradigma do assistencialismo, do paternalismo. A pessoa com deficiência é capaz de fazer muitas coisas além do que se imagina se lhes for dada a chance. “Não basta apenas colocar o aluno na escola, temos que tratá-lo como pessoa, é olhar para o ser humano e não para a deficiência”, comenta a coordenadora.
A abertura oficial acontece nesta quarta-feira (21), nas dependências da Escola Estadual Rodrigues Alves a partir das 8h00.
PS: Quem quiser estar discutindo em sala de aula ou em algum outro grupo pode estar baixando aqui o Texto Base da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla
Comentários