Durante as sessões da Câmara Municipal, muitos de nós ouvimos os vereadores comentando sobre os requerimentos enviados aos Gerentes Municipais e até mesmo as cobranças que cada um faz a um referido gerente, quando está fazendo seu discurso.
Ciente de que muitas pessoas não sabem realmente qual a função que compete a cada um dos nossos Gerentes e o que realmente deve ser cobrado deles, o Diário Itaporã dá início a uma série de reportagens, a qual trará a tona, qual a real função de cada uma destas Gerências Municipais.
O primeiro órgão ser visitado esta semana foi a Gerência Municipal de Indústria e Comércio, onde a nossa equipe foi recebida pelo Gerente Municipal João Alves Ferreira e pelo Diretor Ednilto Francisco Alves.
Questionado quanto a função desta autarquia municipal, o Gerente João Alves explicou que a Gerência de Indústria e Comércio está subordinada diretamente ao Prefeito Municipal. “Ela que é responsável, pela formulação, a elaboração e a implementação de projetos estratégicos de desenvolvimento local, bem como a coordenação e a implementação de ações de estímulo e apoio ao desenvolvimento dos setores produtivos nas áreas da indústria, do comércio e dos serviços”, enfatizou o Gerente.
O Diretor Ednilton Alves, mencionou que compete a essa Gerência investir na melhoria dos ambientes, institucional e organizacional, locais com vistas a estimular interesses de empreendedores e promover a atração de investimentos para o Município. “É função desta gerência, também, promover o incentivo e a orientação para a instalação, localização, ampliação e diversificação de indústrias que utilizem tecnologias e mão-de-obra e insumos locais e o desenvolvimento de programas e projetos de fomento a outras atividades produtivas e comerciais compatíveis o Município”, complementou o Diretor.
Durante a reportagem fomos informados que sob a responsabilidade desta Gerência, está ainda entre outras, a promoção de estudos e pesquisas sociais, econômicos e institucionais, a transformação potencialidades do Município em oportunidades para instalação de empreendimentos voltados para o desenvolvimento econômico, social e sustentável.
O Gerente João Alves concluiu dizendo que a Gerência Municipal de Indústria e Comércio tem a responsabilidade de acompanhar programas e projetos desenvolvidos nas esferas estadual e federal e relacionados ao desenvolvimento dos setores da indústria, do comércio e do turismo para identificação de oportunidades de expansão ou instalação de novos empreendimentos no Município.
Atendendo a solicitação do Diário Itaporã, o Gerente João Alves, apresentou as ações realizadas pela Gerência no período de Janeiro à Abril de 2013.
• Divulgação para contratação de funcionários para trabalharem na Usina Passatempo, onde foram entrevistados 83 candidatos, os quais pleiteavam 40 vagas em diversos setores daquela indústria.
• Levantamento cadastral de todos os empreendimentos comerciais e industriais de Itaporã, classificados por categoria de atividades.
• Levantamento de documentação dos terrenos da Rod. Itaporã/Maracaju, pertencentes ao município, onde já existe instalada a Fábrica de Mortadela. • Levantamento da documentação dos terrenos no Distrito Industrial, localizado na saída para Dourados.
• Reunião com o empreendedor Hemerson Gonella, sobre a possível instalação de uma empresa de Sopro de Embalagens PET, onde seriam oferecidos inicialmente 50 empregos diretos.
• Contato com a Senhora Jéssica, responsável pelo RH da Empresa Fragosul, sobre a possível contratação de funcionários em diversos setores da mesma, com o objetivo de empregar 45 trabalhadores.
• Contato com o Senhor Márcio Cezar, proprietário da Fábrica de Móveis Habitez, de Dourados. O mesmo tem interesse em abrir outra unidade em nosso município em paralelo a uma marmoraria, onde de início seriam gerados de 8 a 10 novos empregos diretos.
• Contato com o Senhor Júlio Cezar Villalba, o qual tem o interesse em abrir uma Fábrica de Vassouras, Reforma de Móveis para escritório e divisórias. Previsão de contratação de 5 funcionários diretos.
• Programação da realização da Feira-Livre no município, a “Feirinha”.
• Levantamento do processo que se encontra o Frigorífico Itaporã.
• Reunião com os responsáveis pelo Recursos Humanos da BRF-Perdigão, sobre a possível contratação de mão de obra em nosso município.
• Contato com o Senhor Marinel, o qual tem a intenção de instalar uma Trituradora de Pneus e Garrafas PET.
• Contato com o Senhor Marivaldo, da Empresa MATPAR, sobre a possível contratação de funcionários no município. Em contrapartida a prefeitura municipal ficaria responsável pelo transporte dos mesmos.
• Contato com o Diretor da Empresa Por do Sol – Água Mineral, a qual já está se instalando no município.
• Contato com empresários que ganharam terrenos ás margens da Rodovia MS-157 (Itaporã-Maracaju): Sr. Oziel - (Balantec Importação e Exportação), Sr. Pablo Augusto – (Pabbia Paletes Ltda-ME), Sr. Cézar – (LM – Pneus Ltda – EPP), Sr. Fandi (Alimentos Campeiro), Sr. José Ferreira (Campo Flora Reflorestadora e Viveiro Ltda-ME), Pr. Alcides Pereira (Projeto Missionário).
• Contato com diversas empresas: Balanças Capital, JR-Balanças, Marcenaria Alves e Fernandes, Empresa Biosynger, Agrícola Espigão, Recicladora de Lixo, Empresa Scintel e Empresa de Hortifruti.
Comentários