Em tempos de distanciamento social, nem todo mundo pode ficar em casa, sabemos que os serviços essenciais têm que seguir funcionando normalmente.
Somada a várias outras medidas que a atenção primaria do município tem adotado, mesmo com o feriado prolongado os Postos de Controle e de Monitoramento Sanitário (barreiras sanitárias) não param em Itaporã.
Elas envolvem o trabalho diário de mais de 30 profissionais da Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria de Educação e Secretaria de Serviços urbanos.
Não queríamos que houvesse um único caso, obvio, mas lidamos com uma pandemia e muitos moradores da cidade trabalham em Dourados onde já se perdeu o controle da contaminação. Então o que podemos fazer é o máximo de esforço possível para preservar vidas, para proteger a saúde da população Itaporanense. Disse Aline Oviedo coordenadora da atenção básica.
A ação se soma ao trabalho de aferição da temperatura corporal dos condutores e passageiros dos veículos, o objetivo é identificar se apresentam sintomas do Covid-19, (tosse, febre, falta de paladar, diarreia).
No caso da temperatura corporal, esta não pode ser igual ou superior a 37,8 graus e se caso apresentar alguma suspeita de contaminação pelo novo coronavírus, essa pessoa é imediatamente encaminhada para o serviço de saúde mais próximo.
Em todos os locais, além de medir a temperatura de condutores e passageiros, a equipe também realiza a desinfecção dos veículos.
A equipe da saúde do município solicita a ajuda de toda a população em relação ao distanciamento social, evite aglomerações, fique em casa, se precisar sair use máscara.
Comentários