Uma forte chuva, acompanhada de ventos e granizo, atingiu Itaporã (MS) na tarde deste domingo (08), e causou muitos estragos. Ruas e casas foram alagadas, árvores caíram, fios de energia foram rompidos e casas destelhadas.
Na rua Aral Moreira, saída para Montese, o Bar da Bocha e a Funilaria ao lado, tiveram seus telhados completamente arrancados, levando junto o cabeamento de energia. As coberturas foram arremessadas na rua, bloqueando parte dela. O trânsito ficou interrompido por horas, mais por conta de fios caídos no local.
Foram vários pontos de interrupção de energia. Na Avenida São José, parte de uma árvore que fica em um terreno do lado da rede, quebrou, bateu na fiação e caiu no canteiro central. Um cabo de energia ficou pendurado na rua por horas, e só não causou nenhum acidente mais grave porque populares sinalizam a rua por conta própria, usando tambores, galhos de árvores e cadeiras.
“Um cabo de alta tensão passa até 34,5 mil volts. Pode dar um choque fatal só por uma pessoa chegar perto. Há dispositivos de segurança, que desarmam uma chave de alta tensão quando o cabo é rompido. Mas nada é 100% seguro e uma distância deve ser mantida”, disse o Eletrotécnico Ronaldo Vieira.
Pela cidade, registramos muitos locais atingidos pelos fortes ventos, com placas de publicidade, antenas, árvores e placas de trânsito jogados ao chão. A cobertura do estacionamento do mercado ABV, foi parcialmente derrubada. Tivemos alguns pontos de alagamento, onde carros afogaram ao tentar atravessar e casas foram invadidas pelas águas, segundo relatos de moradores. A valeta de contenção criada no bairro Lagoa, que recebe toda a água caída na cidade, ficou cheia.
Não obtivemos informações de prejuízos causados exclusivamente pelo gelo. No último domingo (01), o município havia recebido outra chuva de granizo, e foi registrado pelo iFato.
Comentários