Assecom
A Prefeitura de Itaporã decretou feriado em todas às repartições públicas do município nesta quarta-feira (20) como forma de celebrar o Dia da Consciência Negra. A data, instituída em 1970, é seguida por mais de 950 municípios no Brasil e marca a luta contra o racismo no país.
O Dia da Consciência Negra lembra a morte de Zumbi dos Palmares símbolo da resistência negra no Brasil, morto em uma emboscada, no ano de 1695, após sucessivos ataques ao Quilombo de Palmares, em Alagoas. Desde 1995, Zumbi faz parte do panteão de Herois da Pátria.
Em Itaporã, o Dia da Consciência Negra se tornou feriado municipal em 2009, através da lei L Nº 2078/2009. Itaporã é um dos 3 municípios do Estado que instituíram feriado municipal para celebrar a data. Os outros dois são Corumbá e Ladário.
O 20 de Novembro é uma referência à reflexão sobre o papel dos negros e negras para construção do País. Entretanto, ainda não é um feriado nacional. Segundo a FCP, a adesão ao feriado, ou instituição de ponto facultativo, é uma decisão de cada Estado ou município. Atualmente, mais de mil municípios do País já decretaram feriado no Dia Nacional da Consciência Negra.
KITUALA
Em Itaporã, a data é celebrada pela Associação do Movimento Negro Kituala, criada em 2007. Os principais objetivos do Movimento Kituala é combater o preconceito e a discriminação racial (racismo); resgatar e divulgar a participação dos afro descendentes na construção da nação brasileira; debater as questões de interesse e fomentar a justa Inserção social dos afro-brasileiros; aumentar a autoestima e otimizar a imagem do Cidadão negro junto à sociedade Itaporanense.
Comentários