A gerência de saúde de Itaporã, através do DECOE emitiu nota nesta quarta-feira, sobre preocupação quanto à proliferação do Aedes Aegypi, mosquito transmissor da Dengue, Chikungunya e Zica Vírus, sobretudo, nesta época de calor intenso acompanhado de chuvas.
Com um caso confirmado de Dengue no município, e o índice de infestação em crescente, é preciso uma forte mobilização envolvendo toda sociedade, pois, não só o agente de saúde como a população em geral tem a obrigação de estar atentos para combater este terrível mal.
Outro fator que coopera para a transmissão refere-se ao fato de muitas pessoas estarem em período de férias visitando outras cidades e lá contraem a doença trazendo-a depois para o município. Os participantes tem o objetivo de incentivar e apoiar os mecanismos de controle e prevenção, além de promover mudanças de hábitos na comunidade que contribuam para a erradicação do vetor no município.
Segundo o coordenador do DECOE Gilberto Linhares, este período do ano é o momento em que devemos tomar muito cuidado com o acúmulo de água nos quintais das residências, comércio e terrenos baldios, como latas, copos, sacolas, garrafas. “O coordenador enfatizou que Departamento de Controle de Endemias realiza o bloqueio químico (passagem de veneno), mas sem a ajuda da população, todo o trabalho é em vão”. Segundo Gilberto Linhares, a Organização Mundial de Saúde estabelece que o índice ideal de infecção seja abaixo de 1%, e o nosso índice no momento está em 3.4% e com o período chuvoso onde comprovadamente de 80 a 85% dos focos proliferam em quintais, devemos sim, acender o sinal de alerta agora.
Comentários