Na manhã desta sexta-feira (10/07) a reportagem do site Itaporã Agora esteve com o comandante da Polícia Miliar o 1º Tenente da QOPM William Scaramuzzi Teixeira, que falou sobre a vinda de novos policiais para a corporação, bem como das blitz que estão sendo realizadas e sobre os pontos de droga no município.
A principio esta sendo cobrado o uso do capacete, documento da moto em dia e habilitação. O tenente William falou a nossa equipe de reportagem o real motivo da Blitz, “Em primeiro lugar essa é uma ação para localizar armas e drogas, e também verificar situações irregulares de veículos, tudo isso no intuito de trazer uma organização a cidade e também evitar que veículos provenientes de roubos e furtos possam circular aqui na cidade.
Segundo Scaramuzzi o efetivo da Polícia Militar recebeu um reforço de mais cinco policiais, com isso as blitzes estarão sendo feitas mais vezes não só para coibir crimes de trânsito, mas todo tipo de irregularidades. A presença da PM também vai estar nas saídas de Itaporã, como Dourados e Maracaju para coibir veículos furtados, bem como serão intensificadas as rondas nos distritos.
O 1º Tenente da PM William Scaramuzzi também alertou a população quanto aos trotes que tem ocorrido na cidade, onde pessoas que têm seus veículos roubados acabam recebendo ligação de bandidos pedindo resgate, “nesse caso é importante que a pessoa ligue para a Polícia Militar ou Civil e repasse essa informação, já que possivelmente uma investigação já foi aberta, nunca negocie”, orienta Scaramuzzi.
Com relação às drogas, o comandante da Polícia Militar disse que há um trabalho de repressão sendo feito, inclusive nas “bocas de fumo” onde há um monitoramento para que os traficantes sejam presos. Porém Sacaramuzzi faz um pedido “peço à população que dê informações acerca das “bocas de fumos”, se não houver essas informações ficará mais difícil para a PM identificar e prender, a ligação pode ser anônima”. Ele ainda esclareceu que caso a denúncia seja contra um policial, a denúncia pode ser feita no Comando da PM, ou no Ministério Público ou ainda na PGE (Procuradoria Geral do Estado), “a população pode denunciar sem medo, não haverá retaliações e a denúncia pode ser anônima”, assegurou.
O comandante da PM Willian Scaramuzzi realiza desde o ano passado palestras sobre drogas e trânsito nas escolas e disse estar à disposição para aqueles que desejem esse trabalho. Questionado sobre como identificar um adolescente que esteja usando drogas ele orienta aos pais que prestem atenção no comportamento, “eles começam a esconder as coisas, dizem que vão à escola e desviam o caminho” e continua, “É importante que os pais participem mais da vida dos filhos, que saibam aonde vão, com quem andam”, ressaltou Scaramuzzi.
Comentários