Itaporã

Comunicado do Tenente da Polícia Militar de Itaporã para a População

Venho neste breve texto chamar a população de Itaporã para dar atenção a um fato importante: a nossa própria segurança. De acordo com a Carta Magna brasileira, a segurança pública é um dever do Estado, mas também, direito e responsabilidade de todos. Portanto, cabe a todos nós a responsabilidade de zelar pela segurança pública, naquilo que for possível fazermos.

Nesta quarta-feira ocorreu um furto de motocicleta em Itaporã. A guarnição Policial Militar de serviço estava próxima ao local, e foi prontamente acionada. Após apurações, constatou-se que a motocicleta estava na calçada com o guidão destravado. Um cidadão que mora nos arredores até avistou o meliante empurrando a moto, mas pensou tratar-se do proprietário.

Os bandidos são mesmo espertos. Eles têm o dia todo para planejar o crime, pois na maioria esmagadora de vezes, não trabalham. Não culpo a vítima do furto, nem tampouco o cidadão que avistou o criminoso empurrando a moto. A culpa é do bandido, e cabe às polícias solucionarem o caso (conforme a Constituição Federal, “[...] dever do Estado [...]”). Mas poderíamos evitar esses acontecimentos se tomarmos mais cuidado.

Há alguns dias, outro veículo foi furtado. O dono do carro deixou as chaves no contato. Após certo tempo, o veículo foi encontrado abandonado, sem a bateria. Menos mau! Ainda deu pra recuperar o carro quase inteiro. Mas deixar as chaves no contato, mesmo que seja por poucos instantes, “rapidinho, só vou ali e já volto”, pode ser a grande oportunidade que o ladrão estava esperando.

Mais uma vez afirmo: a culpa dos crimes é dos bandidos! Cabe à Polícia Militar o policiamento ostensivo (preventivo) e repressivo, e estamos fazendo nossa parte. As dificuldades de efetivo já estão sendo solucionadas com a formação de novos soldados – que estarão aptos para o serviço agora em junho. Itaporã irá receber mais policiais. Mesmo assim, a própria

Constituição Federal diz: RESPONSABILIDADE de todos. Então, convido a população para zelar pela própria segurança, trancando portões, travando suas motocicletas, trancando seus carros. Em palavras simples: não é pra sair por aí dando uma de policial, é só pra evitar os descuidos. Dessa forma os cidadãos estarão ajudando e muito as forças policiais na prevenção e combate ao crime.

Comentários