aprendizagem rural

Na Agro Jangada, produtores rurais de Itaporã aprenderam a fazer o uso correto de pulverizadores

Por: Rogério Crespo

O “Programa Aplique Bem”, um projeto desenvolvido pela Arysta LifeScience e o IAC (Instituto Agronômico), realizou nessa sexta-feira (05), em parceria com a Agro Jangada, mais um treinamento para produtores rurais sobre regulagem de pulverizadores e qualidade na manutenção. O treinamento aconteceu no pátio da Agro Jangada de Itaporã, com o intuito de demonstrar aos produtores e técnicos a forma correta e mais eficiente de se utilizar os pulverizadores.

O consultor técnico comercial da Arysta, Luiz Claudio Balhestero, contou a equipe de reportagens do Diário Itaporã, que desde o dia 1º de junho, o “Programa Aplique Bem” já passou pelas cidades de Ponta Porã, Naviraí, Amambai e Maracajú, e devido ao sucesso, pretende expandir seu público ainda mais. “Nós trabalhamos com essas vans, que chamamos de TechMovel, onde é possível encontrarmos todas as ferramentas necessárias para realizar um dia de treinamento com os produtores. Com o auxílio deste transporte, conseguimos trabalhar com todas as culturas, atingindo assim todos os tipos de produtores da cadeia”, disse Balhestero.

Segundo o instrutor do “Programa Aplique Bem”, Douglas Carmanhan, os principais problemas encontrados nos pulverizadores são em cima da regulagem, como fator de rotação, pressão de trabalho, pontas de pulverização e pontas desgastadas, que se não identificados, podem causar prejuízos. “Se não for realizado o dimensionamento e regulagem adequada para cada situação, o custo de produção pode ser maior do que o esperado. O que o produtor precisa entender é que cada área é uma situação e o equipamento tem que ser regulado de acordo com ela (área) para que não haja perdas no campo”, explicou Carmanhan.

Além de demonstrar a utilização correta do equipamento, outra área abordada dentro do projeto é a segurança do trabalhador, ou seja, a utilização correta dos EPI (Equipamento de Proteção Individual). “Nós abordamos assuntos relacionados à tecnologia de aplicação, mas também acreditamos que assim como ter uma máquina regulada e calibrada, é importante o aplicador estar protegido, por isso também falamos sobre a segurança no campo”, enfatizou o instrutor do Programa.

O Diário Itaporã conversou com o Gerente Comercial da Agro Jangada Gilmar Basso onde o mesmo disse que apoiou este treinamento por ele pode ser aplicado em praticamente todas as culturas, difundindo consciência sustentável e a tecnologia em aplicação de agrotóxicos para um público amplo e heterogêneo, que vai desde a agricultura familiar até as grandes propriedades que utilizam alta tecnologia. “Sei também que é função da nossa empresa levar conhecimento e novas informações até nossos clientes. Esses encontros proporcionam a difusão de tecnologias, por isso o incentivo da Agro Jangada é tão importante para que nossos amigos produtores rurais aprendam e façam uma melhor aplicação em suas propriedades”, concluiu Gilmar.

Comentários