inclusão social

Escola Rodrigues Alves realiza café da manhã com alunos da APAE

Por: Rogério Crespo

Buscando proporcionar a sensibilização dos alunos para as diversas situações de deficiência, aconteceu na manhã desta quarta-feira, 21 de agosto, a abertura da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, com um café da manhã realizado na Escola Rodrigues Alves.

A cerimônia contou com a presença dos alunos da APAE de Itaporã, juntamente com professores e coordenadores da Instituição. O presidente da Câmara Municipal, vereador Adriano Martins dos Santos (PDT), também esteve no local prestigiando o evento, onde parabenizou os organizadores do evento e ressaltou a importância dessa inclusão social. “É preciso conscientizar as pessoas e fazer com que elas reflitam que, além das deficiências, os portadores de necessidades especiais ainda sofrem com a desigualdade social e o preconceito”, enfatizou o vereador.

Durante o evento houve a participação do professor e cantor Rosimário, mais conhecido no meio artístico por “Rafael Sá”, onde na oportunidade animou a todos com suas canções e interpretações de cantores nacionais.

Um grupo de alunas da Escola Rodrigues Alves também se apresentou, com danças e coreografias, mas o ápice das apresentações foi quando os ‘apaeanos’ subiram ao palco. Mesmo diante as suas limitações ele deram um show a parte.

Antes que o Café da Manhã fosse servido, a coordenadora pedagógica da Apae Cecilia Eberhardt, falou aos alunos sobre o tema da semana "Desafiando os limites, diminuindo as diferenças". Segundo a coordenadora, as pessoas com deficiências intelectuais ainda não são bem vistas pela sociedade. Muitas ainda são alvos de chacotas e brincadeiras de mau gosto, se referindo as eles como “os bobos da Apae”. Mesmo em sala de aula, sob a tutela de pessoas instruídas a discriminação ainda acontece. “É importante que a igualdade se reconheça nas diferenças, mas que uma diferença não produza desigualdade”; enfatizou Cecilia.

Saboreando o delicioso café da manhã, que foi preparado pela equipe de professores da Escola Rodrigues Alves, os apaeanos puderam interagir com os alunos da escola, conversando, tirando fotos, dançando e tirando fotos.

A diretora Célia Frota destacou a importância que foi a realização do evento, que segundo ela nos outros anos a escola sempre trabalhou com o tema da inclusão social, mas somente na sala de aula. “Este ano foi diferente, a Apae aceitou nosso convite para este café da manhã o qual na minha opinião foi muito positivo, pois nossos alunos puderam realmente praticar o que eles tem aprendido na sala de aula”, disse a diretora.

Para a coordenadora Cecilia Eberhardt, foi um fato marcante na história da Apae de Itaporã. Segundo ela a proposta desta semana é estar divulgando as ações da instituição, principalmente na questão da defesa do direito. “Estar aqui com os alunos, com os professores, é uma forma de chamar a atenção para causa 'apaeana' e para os direitos que eles têm”, destacou.

A aluna Bianca Boni comentou que “seja ela física, sensorial ou intelectual, gostaríamos que as pessoas tivessem um olhar mais sensível para as pessoas com deficiência, com menos discriminação e preconceito”. “Nossa sociedade precisa evoluir, respeitando todas as pessoas que nela vivem, sejam pessoas com deficiências, idosos ou crianças”, concluiu a estudante.

Comentários