Por: Rogério Crespo
Na última quinta-feira (10), o Diário Itaporã acompanhou o encerrando as atividades alusivas ao aniversário de "40 anos" da Escola Estadual Senador Saldanha Derzi, do distrito de Montese.
Segundo a diretora da escola, Jane Mara Martins Correia Simplício, “Este período dedicado ao Campeonato Escolar é uma época também em que a Escola se une em forma de jogos, todos com a mesma intenção de oportunizar os talentos, que são os atletas que brilham com seus esforços, conquistando vitórias num curto período e assim demonstram o espírito competitivo, a amizade e a alegria de celebrar novamente o prazer de ser atleta e aprendendo a amar e respeitar sua unidade escolar”.
Atualmente a Escola conta com 320 alunos distribuídos nos três turnos de funcionamento, 26 professores e 11 funcionários administrativos, tendo como Coordenadora Pedagógica Viviani Rodelini Mendonça, duas Coordenadoras de Área – Língua Portuguesa e Matemática, um Professor Gerenciador de Tecnologia e Recursos Midiáticos, a presidente do Colegiado Escolar Professora Leonir Rezende de Paula, e Sr. Gilberto Ribeiro Soares, presidente da APM. A escola ainda conta com o apoio de 04 universitárias do Programa Vale Universidade: Daiane, Rosângela, Jamine e Janaína. A instituição tem buscado atender a todos de maneira igualitária, oferecendo uma educação de qualidade com profissionais compromissados e competentes.
Durante o encerramento houve a premiação das equipes que participaram do V JESD – Jogos Escolares Saldanha Derzi e também a revelação do Garoto & Garota Saldanha Derzi.
Conheça um pouco da História da Escola
A Escola Estadual Senador Saldanha Derzi foi construída e inaugurada em 1973, no governo do Senhor José Maria Fontanilhas Fragelli, tendo como mantenedora a Secretaria de Estado de Educação. A mesma já teve outras denominações anteriores, porém a nomenclatura atual foi dada a partir de 12 de maio de 1998.
O nome da Escola foi em homenagem ao ex- senador Rachid Saldanha Derzi que teve durante sua vida pública, relevantes serviços prestados a educação do nosso Estado. A Unidade Escolar foi construída com 04 salas de aula e posteriormente mais 06 salas em parceria com a Prefeitura Municipal entre os anos de 1980 a 1982. A partir do ano de 1999 a Escola cede para a Prefeitura Municipal duas salas de aula onde funciona o jardim II e jardim III da Educação Infantil da Rede Municipal.
Hoje a Escola oferece o Ensino Fundamental de 09 anos, período diurno e noturno, sendo que os anos iniciais funcionam no período vespertino e o Ensino Médio no período noturno. A partir da Resolução SED nº 2501 de 20 de Dezembro de 2011, a Escola passou a pertencer à Modalidade da Educação Básica do Campo e mediante os objetivos propostos para a Educação do Campo, está inserida na sua Proposta Pedagógica, o Eixo Temático: Terra-Vida-Trabalho e os fundamentos das diversas áreas de conhecimento norteadores de toda a organização curricular interdisciplinar, abrangendo as disciplinas e seus conteúdos, bem como outras atividades escolares que venham enriquecer a formação dos educandos, relacionando-se entre si e atendendo a realidade da comunidade.
Comentários