Comissão julgadora da 5ª edição do Prêmio MPT na Escola selecionou os vencedores da etapa nacional do concurso, iniciativa do Ministério Público do Trabalho MPT que premia trabalhos de crianças e adolescentes sobre temas relacionados à atuação da instituição.
Com foco nos temas “Combate ao Trabalho Infantil” e “Aprendizagem Profissional”, o prêmio deste ano abrangeu cinco categorias e contou com a participação de alunos do ensino fundamental de nove estados.
A ação é uma parceria entre o MPT, por meio de sua coordenadoria de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Coordinfância) e as secretarias municipais de educação.
Para a procuradora do MPT e gerente nacional do projeto “Resgate a infância”, Cândice Gabriela Arosio, o objetivo de suscitar o debate nas escolas foi atingido. “A grande ênfase é fazer com que este tema chegue na ponta. Então, o principal objetivo foi alcançado”, declara. “E, pela qualidade dos trabalhos, podemos ver que os alunos estão realmente aprendendo e refletindo sobre os temas do combate ao trabalho infantil e da aprendizagem profissional”, completa a procuradora.
A coordenadora nacional da Coordinfância, Ana Maria Villa Real, também reforça a importância do projeto. "Ao levar o tema do correto enfrentamento do trabalho infantil para o ambiente escolar, consegue-se atribuir um efeito expansivo ao debate nos ambientes familiares e comunitários, dando-se a devida importância e visibilidade à temática", diz a coordenadora. "Sem contar o trabalho de conscientização e empoderamento que é feito com as crianças e adolescentes, não só sobre os seus direitos, mas também acerca dos deveres e responsabilidade do Estado, da família e da sociedade para com a infância, a adolescência e a juventude", acrescenta.
Segundo a gerente nacional do projeto, os primeiros colocados receberão um tablet e terão custeadas a viagem para a solenidade de premiação no próximo dia 3 de dezembro, em Brasília.
Acesse aqui o resultado do prêmio
A competição foi realizada dentro de dois grupos etários de alunos: alunos de 4º e 5º ano e alunos de 6º e 7º ano do ensino fundamental. Em cada grupo, as crianças e adolescentes podem ser inscritos em cinco categorias: conto; poesia; música; desenho; e curta-metragem. Os trabalhos submetidos foram realizados por mais de um aluno (grupos de 2 a 5 integrantes, a depender da categoria).
Neste ano foram inscritos trabalhos de 09 Procuradorias Regionais diferentes, sendo elas: Procuradoria Regional do Trabalho da 03ª Região (MG), PRT 04 (RS), PRT 07 (CE), PRT 08 (PA), PRT 09 (PR), PRT 15 (Campinas e região), PRT 19 (AL), PRT 23 (MT) e PRT 24 (MS).
A gerente de Educação Cristiane Terezinha, disse estar muito feliz e emocionada com o desempenho brilhante dos alunos da Escola Sônia Paiva, pelo resultado na 5º edição do Premio MPT na Escola 2019 - Etapa Nacional.
“Parabéns pelos trabalhos e pela dedicação de todos os envolvidos neste ano. Lembrando que os talentosos alunos da Prof. Eliana Brasil foram vencedores na categoria Curta-Metragem na Etapa Estadual/MS/2019, onde mais uma vez, agradecemos a dedicação da Direção, Coordenação, Professores e a parceria de todos os envolvidos”, disse Cristiane.
Assim que tomou conhecimento do resultado final, o prefeito Marcos Pacco, voltou a frisar que a Educação no município tem sido levada a sério em sua administração. “Estamos sempre valorizando aos nossos educadores, como também os nossos alunos, com excelência no ensino, merenda de qualidade e boas condições no aprendizado”.
Comentários