Em meio a uma crise quase crônica na saúde do país, o município de Itaporã se destaca por oferecer gestão integral a um Hospital Municipal que oferece atendimento de média complexidade para a população do município com pouco mais de 23 mil habitantes conforme dados do IBGE.
É uma verdadeira magica o que a gestão municipal vem fazendo para manter este hospital com atendimento satisfatório, sobretudo, quando mais de 90% dos recursos são geridos pelo município. Os repasses do SUS não chegam a um patamar ideal para atender a demanda de atendimento é grande em relação ao número de habitantes.
Para se ter uma ideia, um amplo relatório das atividades incluindo os atendimentos do hospital e dos ESFs no ano de 2018, aponta quem foram realizadas 75 mil consultas, principalmente com consultas ambulatoriais confirmando um crescente aumento de atendimentos.
Um grande percentual desses números foi registrado no hospital, fato que, preocupa a prefeitura de Itaporã, haja vista que, somando os atendimentos do hospital e dos postos de saúde ESFs, a quantidade corresponde a quatro atendimentos por habitante levando-se em consideração uma população de pouco mais de 23 mil habitantes, da a entender que Itaporã está atendendo pacientes de outras cidades vizinhas como Douradina e até mesmo Dourados.
Atendimento da Atenção Básica
Ainda sobre o inchaço nos números de consultas, o prefeito avalia que pelo fato de Itaporã oferecer um bom atendimento isso vem atraindo pacientes de cidades vizinha. “Sabemos que a saúde é um direito de todos, mas enquanto município pequeno e de atenção básica, não podemos arcar com uma demanda maior do que podemos oferecer à nossa população”. Vamos ficar atento a isso para podermos direcionar toda a atenção do sistema de saúde para os moradores de Itaporã.
Na manhã da última sexta-feira a assessoria de comunicação ouviu vários pacientes sobre o atendimento do hospital, onde a grande maioria parabenizou a administração pela forma como vem conduzindo a saúde, sobretudo, quando o município passa por dificuldades financeiras e mesmo assim, o hospital tem um bom corpo clinico, uma farmacinha, um laboratório público oferecendo exames totalmente gratuitos para a população, equipamento de Raios-X e ultrassom de ótima qualidade, dentre outros equipamentos que ajudam nos procedimentos da atenção básica.
O Senhor Miguel Sales Neto morador no distrito de Montese disse que não tem o que reclamar do hospital e que sempre foi bem atendido.
“Nesta manhã trouxe minha mãe que foi prontamente atendida e só tenho a gradecer aos funcionários deste hospital”.
Da mesma forma a senhora Aline também do distrito de Montese esteve com sua filha bebê no pediatra, enfatizando que sempre foi bem atendida.
“Muito ainda tem que melhorar, e para isso, estamos mantendo contatos com as esferas estadual e federal, onde pleiteamos um recurso que já esta aprovado para num futuro próximo fazermos uma ampla reforma no hospital. Enquanto aguardamos os tramites legais para darmos inicio a estas obras, nos alegramos ao ouvir cada elogio que recebemos e assim nos revigoramos para buscar ainda mais recursos para nosso hospital.” Finalizou Pacco.
Comentários