Atenção Itaporã

Informativo da Policia Militar para Itaporã e região

Na cidade de Itaporã existe um hábito entre escolas, igrejas e demais associações, em realizar uma espécie de “pedágio” para angariar fundos, seja para festas, causas beneficentes, etc.

No último sábado, dia 25 de maio foi realizado um desses “pedágios” antes da rotatória do peixe, na avenida José Chaves da Silva. Segundo a descrição de transeuntes, uma corda foi amarrada em uma árvore, sendo a outra ponta enrolada em volta do próprio corpo de um dos participantes do “pedágio”, que aparentava ser adolescente (menor de idade).

O 3º Pelotão da Polícia Militar em Itaporã desencoraja a pratica do pedágio, visto que não se pode interromper uma via sem as devidas autorizações da prefeitura e demais órgãos fiscalizadores do trânsito.

Mesmo assim, há necessidade de alertar a sociedade sobre os perigos que ocorrem quando se estica um corda para bloquear a via, ainda mais amarrando a corda no próprio corpo. Se um motorista vem em alta velocidade, mesmo que os participantes do pedágio abaixem a corda, dependendo do porte do veículo, ela pode engancharem alguma parte do para-choque, rodas, para-lamas, causando lesões em quem está segurando a corda, danos no veículo, sem contar a possível frenagem brusca que o motorista realizaria ao ver uma corda sendo esticada à sua frente, na via. Se uma das pontas da corda estiver enrolada na cintura, no braço ou na perna de algum participante, poderão ocorrer lesões graves, a pessoa poderá ser arrastada, ou até morrer.

Esperamos que não precise acontecer algo mais grave para que os envolvidos em pedágios criem consciência sobre os riscos inerentes a essa prática.

Se escolas, igrejas ou associações desejem arrecadar fundos com uma movimentação segura, basta seguir as seguintes dicas:
  • Não interrompa o trânsito de maneira alguma. Não coloque obstáculos como cones ou cordas;

  • Não permaneça na rua, e sim nas calçadas, sem atrapalhar a circulação de pedestres;

  • Pendure faixas ou cartazes em muros/portões somente com autorização dos proprietários das residências/estabelecimentos ao redor;

  • Não obrigue as pessoas a parar para contribuir, quem quiser ajudar a causa deve estacionar adequadamente, por livre e espontânea vontade, para realizar a contribuição;

O 3º Pelotão da Polícia Militar em Itaporã está à disposição para sanar dúvidas, e não pretende proibir manifestações, arrecadações, festas, dentre outros, apenas zelar pela segurança dessas.

Tenente William Scaramuzzi Teixeira – ASP OF QPPM
Respondendo pelo Comando do 3º Pel. PM – Itaporã
Mat. 209.703-6

Comentários