A gerência de saúde do município de Itaporã, através DECOE, Agentes de Saúde, Comitê de Combate a Dengue e todos os agentes envolvidos, estão em alerta máxima para frear uma eventual epidemia de Dengue no município.
Mesmo em tempo de extrema preocupação com o Corona Vírus, a população deve ficar atenta ao perigo da proliferação do mosquito Aedes Aegypt. Dados de órgão de saúde do estado apontam que a Dengue que já esta tomando grandes proporções no estado de Mato Grosso do Sul. Todos os 79 municípios continuam com alta incidência da doença, e de janeiro até o atual momento Itaporã conta com 624 casos notificados.
O gerente de saúde Wilson Dias enfatiza que a população é fundamental para o combate ao mosquito, não deixando água parada em casa e realizando manutenção em caixas, barris, vasos e piscinas. . “O momento é crítico e se não prevalecer o bom senso, temos que apelar pela rigorosidade da lei para evitar um mal maior”. Nada que os técnicos possam fazer sem a efetiva participação da população terá resultados positivos”
A gerência de saúde informa que quem apresentar sintomas de dengue deve procurar assistência médica caso tenha os seguintes problemas: dor abdominal, vômitos, acúmulo de líquidos, sangramento de mucosa e hipertensão postural.
Conforme matéria assinada pelo jornalista João Pedro Godoy, G1MS em 06/05/2020, a situação é preocupante em virtude dos números de casos registrados no estado. No boletim epidemiológico, constam mais três mortes pela doença, totalizando 31 apenas neste ano. Já os casos confirmados de dengue subiram de 22.964 para 23.796.
Comentários