Itaporã

Itaporã confirma primeira morte por H3N2

Trata-se de uma idosa de 72 anos, o óbito foi registrado na última segunda-feira, 17 de janeiro.

Foto: Divulgação  Diário Itaporã Foto: Divulgação Diário Itaporã

Conforme boletim epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde do MS de 19 de janeiro, covid-19 é influenza o município de Itaporã, registrou o primeiro óbito por influenza H3N2, trata-se de uma idosa de 72 anos, o óbito foi registrado na última segunda-feira, 17 de janeiro. A idosa apresentava comorbidades, doença cardiovascular crônica e diabetes mellitus. Há três novos casos de gripe causada pela influenza H3N2 no município.

Cuidados

A síndrome gripal causada pelo vírus H3N2 também é transmitida por via respiratória assim como a covid-19. A secretaria estadual de Saúde reforça, que conheço, com os cuidados e prevenção necessários são: lavagem das mãos, distanciamento social, uso de álcool gel 70%, uso de máscara, evitar aglomerações e manter-se afastado de pessoas que apresentam sintomas grupais.

Também é importante ressaltar a importância da vacinação, tanto para o novo coronavirus como para influenza. Em ambos os casos, a vacinação diminui a possibilidade das doenças evoluírem com gravidade e óbitos.

Desde o dia 12 de janeiro os itaporaenses estão sendo vacinados contra covid-19 e influenza em todos os postos de saúde, inclusive no ESF central próximo à Caixa D'água, como atendimento até às 21 horas.

Comentários