Itaporã

Itaporanense é preso por maus-tratos a cães na Vila Pedra Bonita

Foto: Divulgação Diário Itaporã Foto: Divulgação Diário Itaporã

Itaporã (MS) – Um morador da Vila Pedra Bonita foi preso em flagrante pela Polícia Civil de Itaporã nesta sexta-feira (4) após uma denúncia registrada na Delegacia Virtual (DEVIR) sobre maus-tratos a animais. A informação apontava que três cães de médio e grande porte estavam sendo mantidos em condições degradantes, acorrentados em local úmido e barrento, enquanto um deles ficava exposto ao sol e à chuva o tempo todo.

Diante da denúncia, uma equipe da Polícia Civil se deslocou até o endereço informado e constatou a veracidade dos fatos. No local, os agentes também apreenderam medicamentos de uso bovino com datas de validade vencidas, que estariam sendo utilizados de forma irregular nos cães. Além disso, foi confirmado que os animais eram alimentados apenas com restos de comida (lavagem).

O tutor dos cães foi preso em flagrante pelo crime de maus-tratos a animais e encaminhado à Delegacia de Polícia de Itaporã, onde permanece à disposição da Justiça. Os três cães resgatados foram levados para a Associação dos Direitos e Defesa dos Animais (ADDA), onde agora recebem os cuidados necessários.

A prática de maus-tratos a animais é crime previsto na Lei Federal nº 9.605/98, que foi alterada pela Lei nº 14.064/2020, aumentando a pena para casos de abuso contra cães e gatos, podendo chegar a cinco anos de reclusão.

As autoridades reforçam a importância das denúncias para combater crimes dessa natureza. Casos de maus-tratos podem ser reportados anonimamente por meio da Delegacia Virtual ou diretamente às forças de segurança do município.

 


Comentários