Na última segunda-feira (24/03), a Agência Estadual de Metrologia (AEM/MS), órgão delegado do INMETRO, divulgou relatório da Operação Pescado, que visando informar ao consumidor, quais as marcas apresentam segurança em termos de peso, ao adquirir crustáceos, moluscos, frutos do mar e pescados em geral. Uma marca que tem frigorifico em Itaporã foi uma das doze reprovadas.
Foram coletados 1028 amostras de 20 marcas distintas em 41 estabelecimentos comerciais com pescados congelados em nove municípios do Estado.
Com frigorífico em Itaporã, a Mar & Terra foi uma das marcas reprovadas, as outras foram Costa Sul, Vitalmar, Penha Pescados, Seikomar, Nave Pesca, Brazilian Fish, Mundial Fish, Pescados São Miguel, Zippy Alimentos, Arrecifes Pescados e Rio Preto Pescados.
Em contato com o gerente industrial da empresa, Eberton Gonçalves de Souza disse que a receberam do INMETRO um comunicado relatando a reprovação que continha que a empresa foi reprovada por 2% a mais de água na embalagem. “Fomos comunicado de que uma embalagem que deveria ter um quilo do produto, tinha 985 gramas, ou seja passou da porcentagem permitida em lei.”
Eberton esclarece as medidas que a empresa está realizando para solucionar o problema, “estamos analisando o setor de embalagens para saber se este foi um caso isolado, depois disto tomaremos medidas para solucionar este defeito e se enquadrar nas normas.”
As marcas aprovadas nos testes foram: Copacol, Brasil Sul, Linares Pescados, Eat Fish, Pescados Bom Peixe, Bacalanor Pescados, Buona Pesca e Pescados Arapongas.
A Diretora Técnica da AEM/MS Luciana Boni destacou a importância da fiscalização, enfatizando a necessidade da adequação do comércio a fim de que o consumidor tenha tranquilidade e certeza que ao adquirir o produto, “não esteja pagando por gelo”.
Para o Diretor Presidente da Agência Estadual de Metrologia Nilton Pinto Rodrigues a Operação Pescado destacou mais uma vez, o papel da instituição na busca constante da segurança do cidadão sul mato-grossense.
Os consumidores que necessitarem de esclarecimentos podem obter informações através da Ouvidoria da AEM/MS pelo número 0800 67 5220.
Com informações da AEM/MS
Comentários