utilidade pública

MDA e INCRA realiza mutirão de documentação e cidadania para trabalhadoras rurais de Itaporã

O município de Itaporã está recebendo hoje, (12) o mutirão de documentação da trabalhadora rural, promovido pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária. Esta é uma ação em conjunto com o Delegacia Regional do Trabalho e INSS, contando também com o apoio da Prefeitura Municipal, da Gerência de Assistência Social, Gerência de Saúde, Gerência de Industria e Comércio, Gerência de Habitação e Gerência de Desenvolvimento Econômico e Sustentável.
Trabalhadoras rurais e toda comunidade a partir de 14 anos terão a oportunidade de colocar em dia algumas documentações básicas do cidadão: Carteira de Trabalho e CPF.
Segundo a Gerente de Assistência Social Auzenete Claro Pastori, o mutirão de documentação é a porta de entrada da trabalhadora rural aos programas do governo federal. “Este é o primeiro passo para o exercício da cidadania. Com a documentação, as mulheres podem acessar diferentes políticas públicas, além de assegurar direitos como aposentadoria e auxílio maternidade, e, também, as políticas que auxiliam suas atividades produtivas no meio rural”, avalia.

Os documentos emitidos no mutirão são gratuitos. Durante o evento, é possível ainda fazer cópias e fotos 3x4, Xerox, Orientações sobre o Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR), Informações sobre FGTS e PIS, Orientações diversas sobre saúde: câncer de mama, problemas respiratórios, DSTs; Teste de glicemia, Verificação de pressão, Aconselhamento Psicológico, Corte de cabelo e Atividades recreativas.
“Para participar, a mulher deve levar seus documentos pessoais. Por meio de ações como essas, elas podem ser incluídas nos benefícios do governo, ter acesso a uma conta no banco e aposentadoria. Ainda existem muitas mulheres na zona rural que não têm nenhum documento básico”, observa a Gerente Auzenete.
O evento acontece o dia todo até as 16h00, na sede da Assistência Social.

Comentários