ITAPORÃ

Mesmo com acordo da Sanesul, prefeito Marcos Pacco manterá envio de caminhões de água às Aldeias

Foto: Rafael Campos / Assecom Foto: Rafael Campos / Assecom

Após quatro dias de protestos que bloquearam a MS-156, rodovia que liga Dourados a Itaporã, um acordo foi firmado entre indígenas e autoridades para solucionar a falta de água nas aldeias Bororó e Jaguapiru. Com o compromisso da Sanesul de abastecer as comunidades até que os "superpoços" sejam concluídos, o bloqueio foi encerrado nesta quinta-feira (28).

Mesmo com o acordo firmado, a Prefeitura de Itaporã anunciou que continuará enviando 40 mil litros de água potável diariamente às aldeias, como sempre foi feito, atendendo a um pedido da comunidade e principalmente do vice-capitão Alex. 

A medida reforça o apoio emergencial à comunidade, garantindo que nenhuma família fique sem acesso à água.

O Ministério dos Povos Indígenas (MPI) também se posicionou, comprometendo-se a investir nos superpoços para resolver o problema de forma definitiva. Enquanto isso, a prefeitura mantém sua contribuição direta, demonstrando parceria e compromisso com as necessidades das aldeias da região. Pacco enfatizou que a responsabilidade sobre a aldeia é tripartite, municípios Itaporã/Dourados, Governo do Estado e principalmente a União, mas que o município de Itaporã seguirá atendendo o que já vinha sendo feito anteriormente.

Os caminhões serão enviados um no período matutino e outro no período vespertino.

Comentários