ITAPORÃ

Moradora de Itaporã usa redes sociais para expressar indignação e revolta por escola desativada e abandonada

Um desrespeito ao dinheiro do povo! Assim está sendo considerada pela moradora Letícia Martins , a Escola Municipal Maria Timira dos Santos Borba, há mais de dois anos encontra-se fechada e o local serve apenas como depósito.

Hoje, o imóvel, nem de longe, parece que serviu para educar e amparar crianças. "Janelas quebradas, móveis empilhados, na parte externa da antiga escola o playground deu espaço para o matagal, muita sujeira é o atual estado da escola". Situação revoltante segunda a internauta, que fez questão de mostrar a realidade da antiga escola municipal.

Atualmente, o terreno onde a escola situa-se está coberto por matos que vem crescendo sem controle. Os alunos que antes estudavam na unidade foram distribuídos em outras escolas públicas do município e o prédio foi abandonado. Dessa forma o espaço deixou de ser uma unidade de ensino para jovens e se transformou um local para consumidores de drogas.

A prefeitura de Itaporã tomou a decisão unilateral de fechar a escola no final de 2014, sob a alegação de que não haveria número suficiente de alunos para manter o estabelecimento de ensino em funcionamento e os pais de alunos criticaram a decisão na época.

Para amenizar a situação, a prefeitura tentou passar a mão na cabeça dos pais com uma promessa que em pouco tempo o local seria ampliado e que ali seria implantado projetos sociais para a comunidade. Devido a um temporal uma parte da escola ficou descoberta e serviu de criadouro de mosquito por um bom tempo, hoje o local serve de deposito para uma empresa que presta serviços elétricos no município. A Escola Municipal Maria Timira dos Santos Borba foi inaugurada em 1981 pelo então prefeito Antônio Cordeiro Neto.

Comentários