Por: Rogério Crespo
Após a postagem de um "vídeo" no facebook, onde moradores plantavam um pé de bananeira em plena rua, a equipe de reportagem do site Diário Itaporã dirigiu-se na tarde desta segunda-feira (04) até a Rua Pedro Rodrigues, no bairro Lagoa, para constatar os fatos.
Ao chegar ao local, nossa equipe se deparou com verdadeiras crateras no asfalto, que tomam conta da via. O pedreiro José Dias, morador no bairro, relatou que por conta do grande fluxo de caminhões o asfalto acaba se deteriorando, ocasionando assim os buracos.
Se não bastasse o asfalto, a população do bairro reclama da poeira nos dias secos e do barro nos dias de chuva. O barulho causado pelo intenso tráfego de caminhões que passam dia e noite pela rua, também tem tirado o sono de muita gente naquela região.
No início do ano foi realizada uma audiência pública sobre a implantação do Anel Viário de Itaporã, onde o deputado federal Geraldo Resende (PMDB) propôs o pedido de inclusão do município no programa MS Forte, do Governo do Estado, que destinaria recursos para infraestrutura nos municípios.
Nos últimos anos a cidade de Itaporã vem sofrendo prejuízos com a deterioração de sua malha viária urbana, principalmente no período de escoamento da produção, onde se registra um aumento considerável do trânsito de veículos pesados no perímetro central da cidade.
Na ocasião o deputado federal Geraldo Resende enfatizou que apoia de forma integral esta ideia, por entender que o município de Itaporã, está se transformando numa rota de extrema importância econômica, tanto no turismo quanto na produção agropecuária.
“De fato, com o incremento do turismo na região de Bonito-Bodoquena-Jardim, o município de Itaporã assiste a um incremento no fluxo de veículos em sua área central”, afirmou o parlamentar.
Da mesma forma, depois da pavimentação asfáltica da Rodovia MS-157, ligando Itaporã a Maracaju, cresceu muito o trânsito de caminhões que fazem o transporte da safra agrícola, tanto com destino a Campo Grande ou ao norte do país, bem como da região Norte com destino ao Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Em julho, o prefeito municipal Wallas Milfont realizou a recuperação completa da Rua Antônio João, no trecho entre a igreja Sara Nossa Terra e o Estádio Chavinha. Conforme o gerente municipal de Serviços Urbanos, Guinovaldo Gama, o ‘Guinó’, a recuperação atingiu 1.200 metros quadrados, com implantação de nova base ao longo da via. No local, foi feita ainda a ampliação em 3 metros do ângulo curvatório da pista para facilitar a tráfego de veículos pesados, além da instalação de rampas de acessibilidade.
Agora o ponto mais crítico da via está localizado em frente a uma empresa de auto-elétrica, o proprietário do estabelecimento, que não quis gravar entrevista, relatou que teve que colocar obstáculos em sua calçada para impedir a passagem de veículos, pois os mesmo estavam fazendo um desvio por cima dela.
A Maioria dos moradores da região solicitam maiores providências das autoridades públicas, alguns relatam que já tentaram entrar em contato com o Gerente de Serviços Urbanos Guinovaldo Aguiar Gama, mas não obtiveram sucesso.
Nesta terça-feira (05), nossa equipe de reportagens estará entrando em contato com o Gerente Guinó, onde será solicitado junto ao gestor medidas emergenciais a serem executadas naquele local, antes que venha ocorrer um acidente grave.
Comentários