O município de Itaporã agora tem serviço do Procon para atender sua população. A prefeitura de Itaporã, através de sua Procuradoria Jurídica, entregou oficialmente na última sexta-feira (29), a sala do Procon que ficará instalada no Terminal Rodoviário da cidade.
Segundo dados, há em torno de aproximadamente 300 denúncias de consumidores itaporanenses no Procon de Dourados, que a partir de agora não precisarão se deslocarem até Dourados, para cobrar seus direitos.
A sala do Procon em Itaporã disponibilizará atendimento diariamente das 07h às 13h, contando com um coordenador e um auxiliar jurídico para orientação aos consumidores. PROCON ITAPORÃ - Sala 06 – Terminal Rodoviário de Itaporã. Mais informções: (67) 3451-1028
O PROCON tem como objetivo a proteção dos cidadãos em todas as relações de consumo descritas no Código de Defesa do Consumidor - Lei Federal 8.078/90.
Orientações do Procon aos consumidores
-
Peça a nota fiscal ou o contrato de prestação de serviços na hora da compra ou contratação. Em caso de objetos de maior valor, como eletrodomésticos e eletroeletrônicos, também é necessário exigir o Termo de Garantia que contenha validade do produto, tempo de garantia e número da nota fiscal;
-
Na hora da compra, a orientação é verificar possíveis defeitos e problemas na própria loja, uma vez que depois da aquisição de um produto o estabelecimento não tem obrigação de trocar ou receber de volta a mercadoria;
-
Para reclamar eventuais problemas junto ao Procon, leve a documentação que possa comprovar o problema. Cuidados na hora de comprar pela internet
A Diretora lembra os consumidores que para se evitar problemas, é importante verificar se o site apresenta dados da empresa, como CNPJ, razão social, pelo menos três contatos telefônicos.
Também são indicadores úteis o site possuir um canal de atendimento ao consumidor via fone 0800, chat de reclamações, sugestões e elogios e um serviço de atendimento ao consumidor no pós venda.
Ficar atento aos comentários deixados pelos consumidores sobre os produtos é muito importante, como também a análise da reputação do site.
Cuidados na compra de alimentos
Fique atento às informações da embalagens do produto, veja a data de fabricação e prazo de validade. Se você só notar o problema quando chegar em casa, tome as seguintes providências:
-
procure o estabelecimento onde foi feita a compra;
-
apresente a nota fiscal ou ticket e exija a troca ou peça seu dinheiro de volta;
-
se o fornecedor não quiser trocar o produto, envie uma reclamação por escrito ao estabelecimento em que comprou o produto;
-
peça ajuda ao Procon;
-
se você se sentir mal, com intoxicação, após consumir um alimento estragado, procure imediatamente um médico;
-
guarde as receitas que o médico passar e os comprovantes de despesas e, assim que puder, entre em contato com a Vigilância Sanitária. Informe com detalhes, qual o alimento suspeito, onde você o comprou e a hora que comeu ou bebeu;
-
a declaração dada pela Vigilância Sanitária servirá como prova, caso você recorra à Justiça.
Comentários