Com a finalidade de conscientizar a população a respeito da qualidade de vida e dos diferentes fatores que afetam a vida das pessoas, o Dia Mundial da Saúde é comemorado nesta terça-feira (7). Neste ano, a Organização Mundial da Saúde (OMS) escolheu o tema "Segurança Alimentar" para lembrar a data.
É uma oportunidade de alertar todos – governos, produtores e consumidores – para a importância do controle e garantia de que os alimentos cheguem à mesa de forma segura e saudável. Por isso, a Gerência Municipal de Saúde (Gesaup) preparou uma programação voltada para a promoção da saúde e prevenção das doenças, nesta terça-feira (7), a partir das 16 horas, no Parque Ariovaldo Maria Bento.
O evento tem a parceira das Gerências de Saúde (GESAUP) e Gerência Municipal de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer (GETCEL), as atividades incluem aferição de pressão arterial, avaliação e orientação quanto ao estado nutricional e peso, bem como jogos com mesa de ping pong, aula de zumba e aulas de ginástica.
Além disso, as crianças terão direito a cama elástica e outras atividades direcionadas para a população, incentivando o hábito saudável na vida das pessoas. O Dia Mundial da Saúde foi criado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 7 de abril de 1950, quando da realização da primeira assembleia. A data evoca a criação da OMS e, em cada ano, aproveita-se a ocasião para fomentar a consciência sobre alguns temas relacionados à saúde mundial.
De acordo com a Coordenadora de Atenção Básica, Ciliane Belloni, muitas pessoas se consideram saudáveis quando estão sem nenhuma doença, porém a falta de enfermidade não significa saúde. “Dizer que uma pessoa esta saudável requer uma análise de muitas coisas, não só da qualidade de vida, mas doas aspectos mentais e físicos”. Em 1946 a Organização Mundial de saúde (OMS) aprovou um conceito que visa ampliar a visão do mundo do que seria estar saudável, ficou definido então que saúde seria um estado completo bem estar físico, mental e social, e não ausência de doença ou enfermidades.
Comentários