Itaporã

No mínimo 10 pessoas serão ouvidas na CPI da Saúde em Itaporã

A CPI foi instaurada por uma comissão no início de 2014, tendo como objetivo investigar “possíveis” irregularidades na implantação de ESF’s em Itaporã. A base constitutiva incialmente era feita pelo Vereador Vanilton Galdino (PSD), vice-presidente Juarez Barreto (PSDB) e relator Gladstone Rafael (PTB), e agora está com o Vereador Juarez Barreto (PSDB) como presidente, Vereador Adriano Martins (PDT) como vice-presidente e permanecendo o Vereador Gladstone Rafael (PTB) como relator.

Após a prorrogação de mais 60 dias por 7 votos a favor e 4 contra pelo legislativo, em breve a CPI poderá apresentar o desfecho das investigações podendo haver a possibilidade da instauração de uma comissão processante para cassar o poder executivo municipal, caso confirmada as irregularidades contra a saúde de Itaporã, poder hoje representado pelo prefeito Wallas Gonçalves Milfont.

Conforme informações do relator Gladstone Rafael no mínimo 10 pessoas, entre gerentes, médicos, enfermeiros e agentes comunitários de saúde serão ouvidas no próximo dia 08 de outubro, a partir das 8horas, no Plenário da Câmara de Vereadores do município. “As pessoas convocadas/ intimadas para serem ouvidas pela comissão da CPI da Saúde se deve ao fato de no período investigado estarem cadastradas no CNES (Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde)” relatou Gladstone Rafael ao Itaporã News.

A CPI tem por finalidade investigar e esclarecer informações contidas no relatório de auditoria feito pelo SUS e o depoimento das testemunhas só indicam a proximidade da entrega do relatório final. “Em breve estaremos apresentando o relatório final. Após coletar as informações das pessoas convocadas, haja vista o prefeito ter sido o primeiro a ser convidado a prestar esclarecimento e por motivos de agenda cheia, segundo ofício encaminhado a comissão, não ter comparecido poderemos concluir o processo e assim se haver necessidade a instauração de uma comissão processante. É imprescindível que a população participe no dia 8 e que acompanhe todo o processo de investigação”, finalizou Gladstone.

Comentários