Em Itaporã-Ms, segue o problema de um ajuste no horário para atender o transporte intermunicipal. Mesmo com a promessa de uma readequação, após ser alvo de polêmica generalizada nesta sexta-feira a prefeitura de Itaporã buscou para melhor atender os usuários, uma nova grade de horários do transporte entre Itaporã e Dourados, que vai estar em teste de 14 a 20 de abril, a pedido da AGEMS, porém, novamente minutos após a divulgação os horários já vem sendo alvo de críticas da população.
A proposta da Prefeitura municipal de Itaporã, que tem o aval da Câmara de Vereadores, que deveria ser uma solução, está sendo vista como mais uma tentativa frustrada pela população e pelos usuários diários do transporte intermunicipal.
Confira os Horários em teste (de 14 a 20 de abril)
Saída de Itaporã (Rodoviária)
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Segunda a sexta-feira: 05:55h, 07:10h, 11:20h, 14:30h, 16:30h
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Sábado: 05:55h, 07:10h, 16:30h
Saída de Dourados (Rodoviária)
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Segunda a sexta-feira: 06:35h, 10:30h, 12:00h, 15:30h, 17:45h
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Sábado: 06:35h, 12:00h, 17:45h
Apesar da reorganização, os comentários dos usuários nas redes sociais, principalmente no Grupo 01 do Diário Itaporã, reflete a insatisfação generalizada dos participantes:
"O que adiantou resolver, se continuou a mesma merd@? Porque quem trabalha até as 18:00 como fica? Indagou uma participante do Grupo Diário Itaporã. "
"Faltou um horário saindo de Itaporã para Dourados 12:00h aos sábados. Disse outra participante."
Falta de escuta e soluções reais
A principal crítica é clara: falta escuta ativa da realidade da população. Muitos moradores trabalham até às 18h e não encontram um horário compatível para retorno. Outros apontam que aos sábados, há um vácuo no meio do dia, quando seria crucial ter um ônibus saindo de Itaporã por volta do meio-dia. O atual prefeito, Tiago Carbonaro, que retornou recentemente de Brasília, divulgou um vídeo em que aparece em reunião com o proprietário da empresa Maranatha, responsável pelo transporte intermunicipal. No encontro, realizado na própria sede da empresa, o prefeito afirmou estar buscando soluções para garantir mais comodidade, pontualidade e eficiência no serviço. No entanto, apesar da boa intenção, a proposta apresentada não veio de encontro com as reais demandas da população, que continua apontando falhas nos horários e na falta de adequação à rotina dos trabalhadores.
Fica evidente que os horários estão sendo testados sem uma consulta efetiva com os principais usuários do transporte – os trabalhadores, estudantes e moradores que dependem dele para suas atividades diárias.
É hora de soluções concretas
Não adianta maquiar o problema com testes pontuais e chamar isso de solução. É preciso um levantamento sério da demanda, escutando quem realmente utiliza o serviço. A mobilidade intermunicipal não pode continuar sendo conduzida com improvisos. A população merece respeito e um transporte público que funcione para todos.
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