Aproxima-se a festa tão querida por São Francisco de Assis: O Natal do Senhor. Para ele era “a festa das festas”, na qual o Senhor da Majestade , através de Maria se fez nosso irmão.” Queria que nesse dia os ricos dessem comida abundante aos pobres e famintos, que os bois e jumentos tivessem mais feno que o habitual e que todos os que pudessem fossem obrigados a espalhar trigo e outros cereais pelos caminhos, para que, em tão grande solenidade, as avezinhas, sobretudo as irmãs cotovias comessem em abundância”( 2 Cel 200 ).
A Festa do Natal é uma festa que nos proporciona cada ano uma oportunidade de um profundo encontro da humanidade consigo mesma e com o Criador. A Festa do Natal pode trazer a harmonia conosco mesmos, com Deus e com todas as criaturas.
“ O Filho de Deus veio a este mundo como um sem teto”, disse o Papa Francisco por ocasião de sua visita recentemente aos USA. São Francisco, no Salmo 15 do Ofício da Paixão reza: “ Porque nos foi dado o santíssimo o dileto Menino, e por nós nasceu durante uma viagem e foi deitado num presépio, por não haver lugar para ele na estalagem”. Nosso irmão Jesus fez-se migrante. Assumiu a condição dos que não tem casa, nem pátria. Nasceu nas Lampedusas de nosso planeta globalizado. Nosso mundo é um grande presépio, á a casa de Jesus, é um lar de missão. Nele só pode morar quem quiser fazer parte da família de Jesus: “ Minha mãe e meus irmãos são aqueles que fazem a vontade de meu Pai que está nos céus”.
Que este Natal nos ajude, inspirado por São Francisco de Assis, sermos promotores da Paz e do Bem e irmãos fraternos de todos.
São os mais sinceros votos
da Paróquia Franciscana São José – Itaporã/MS
Comentários