O município de Itaporã saiu na frente mais uma vez ao enviar uma caravana com 41 41 servidores da Saúde, entre Agentes Comunitários de Saúde, Agentes Comunitários de Endemias e da Enfermagem, para participar do lançamento do programa APS Digital. Para contribuir com o trabalho realizado pelos agentes comunitários de saúde e agentes de controle de endemias, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde, iniciou nesta segunda-feira, dia 2, a entrega de 5,4 mil tablets e 2 mil celulares, com investimentos próprios de mais de R$ 14,5 milhões, inclusive referente a incentivos financeiros aos profissionais.
O gerente de Saúde de Itaporã Dogmar Petek acompanhou os servidores e conheceu de perto as inovações. A entrega dos dispositivos tecnológicos e os incentivos financeiros são parte do compromisso do Governo do Estado em aprimorar a infraestrutura e a eficiência dos serviços de saúde, proporcionando melhores condições de trabalho para os profissionais da área e melhorando o atendimento à população. “Com a adesão ao APS Digital, Itaporã ingressa numa nova era tecnológica tanto na prestação dos serviços de saúde quanto na capacitação dos nossos servidores”, comentou Dogmar Petek.
O Programa APS Digital é uma iniciativa inovadora para melhorar o trabalho dos agentes comunitários de saúde e oferecer suporte tecnológico essencial para a execução de suas funções. O programa inclui a entrega de 5.499 tablets, além de incentivos financeiros que variam de até 55% a 85% do salário-mínimo vigente até 2026. O incentivo será pago de forma escalonada, com efeitos retroativos a partir de 1º de julho de 2024. A primeira fase do incentivo, que vai de julho a dezembro de 2024, terá um teto de até 55% do salário-mínimo, aumentando progressivamente nos anos seguintes.
De acordo com Dogmar Petek, o programa também permitirá o monitoramento de indicadores de saúde e a gestão eficiente das metas do MS Ativo, com a possibilidade de integração desses dados ao sistema APS Digital. A entrega dos celulares para os agentes contribui para otimizar o monitoramento e o cumprimento de indicadores de saúde.
O governador Eduardo Riedel participou da solenidade de entrega dos equipamentos e reconheceu a importância da atuação dos agentes na saúde pública e também do uso de tecnologia. “O trabalho desses profissionais é essencial para a saúde como um todo. O que estamos fazendo é uma transformação da atenção primária, é um passo importante numa visão de fortalecer cada vez mais os municípios. O Municipalismo Ativo, quando a gente lançou no ano passado, é justamente essa relação cada vez mais próxima com o município, em prol de boas políticas públicas. Com capacitação e ferramentas, para os agentes comunitários de saúde e de controle de endemias poderem trabalhar e dar resposta num tempo muito mais curto, ter estratégia, planejamento e atuar em prol e benefício da população”, explicou Riedel.
O secretário de Estado da Saúde, Maurício Simões, também pontuou sobre a importante atuação dos agentes, com o apoio da tecnologia, neste projeto que é inovador no País. “Somos o primeiro estado a implantar uma ferramenta com esta magnitude. O que nós estamos criando com esse projeto é uma conexão direta do agente comunitário de saúde, que é o profissional de saúde mais próximo do cidadão, direto com os órgãos gestores. E isso nos dará uma enormidade de possibilidades, de estratégias. Além das possibilidades futuras que são enormes. E o papel que a atenção primária exerce na saúde como um todo, é fundamental”, disse o secretário de Estado de Saúde.
A atuação efetiva do Governo do Estado, que resultaram na entrega dos equipamentos, também é reconhecida pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Mato Grosso do Sul, que representa as Secretarias Municipais de Saúde do Estado. Também participaram da solenidade de entrega dos equipamentos os secretários Rodrigo Perez (Segov), Eduardo Rocha (Casa Civil), além de outras autoridades estaduais, municipais, e o secretário de atenção Primária do Ministério da Saúde, Felipe de Oliveira.
Comentários