O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) colocou 46 cidades em alerta de tempestade com chuva entre 20 a 50 mm (milímetros) por dia, ventos intensos (40-60 km/h) e queda de granizo. Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores e de alagamentos. O aviso divulgado nesta terça-feira (12) vai até as 9h de amanhã. Nesta manhã, foi registrada garoa na região do Bairro Parati, em Campo Grande.
Segundo o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), o tempo vai mudar entre a noite desta terça e quinta-feira por causa do avanço de uma nova frente fria sobre Mato Grosso do Sul. Na sexta-feira, a temperatura mínima em Ponta Porã deve ficar na casa dos 8ºC.
Para evitar tragédias em dias de temporais, o Inmet recomenda que em caso de rajadas de vento, não se abrigar debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas. Não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Evitar usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
Ontem, dois municípios de Mato Grosso do Sul ficaram entre as 20 cidades mais quentes do país. Na lista aparecem Porto Murtinho e Nhumirim (região da Nhecolândia, Corumbá), com 39ºC.
As cidades que estão sob alerta de temporal são : Amambai, Anastácio, Antônio João, Aquidauana, Aral Moreira, Batayporã, Bela Vista, Bodoquena, Bonito, Caarapó, Caracol, Coronel Sapucaia, Corumbá, Deodápolis, Douradina, Dourados, Eldorado e Fátima do Sul,
Também estão na lista Glória de Dourados, Guia Lopes da Laguna, Iguatemi, Itaporã, Itaquiraí, Ivinhema, Japorã, Jardim, Jateí, Juti, Ladário, Laguna Carapã, Maracaju, Miranda, Mundo Novo, Naviraí, Nioaque, Nova Andradina, Novo Horizonte do Sul, Paranhos, Ponta Porã, Porto Murtinho, Rio Brilhante, Sete Quedas, Sidrolândia, Tacuru, Taquarussu e Vicentina.
Para os outros municípios o alerta é para baixa umidade relativa do ar.
Comentários