A Prefeitura de Itaporã, por meio da Gerencia Municipal de Saúde Pública, está convocando todos os proprietários de cães e gatos, para o dia de Vacinação Antirrábica, organizado pela Vigilância Sanitária de Itaporã, que será sábado (24 de Outubro), das 08h ás 17h.
Segundo o diretor de Vigilância Sanitária Rodrigo Pradella, o objetivo é vacinar 3.719 animais, abrangendo as zonas urbana e rural. “Lembrando que animais menores de 03 meses, prenhas ou que estejam amamentando não serão vacinados. É importante que o dono tenha em mãos a carteirinha de vacinação de seu animal”, destacou Rodrigo Pradella.
Além do apoio das Agentes Comunitárias de Saúde e demais profissionais da área de saúde do município, Itaporã contara com o auxilio de acadêmicos do Curso Medicina Veterinária da Faculdade Anhanguera de Dourados.
“Todos os cães e gatos acima de 03 meses de vida devem ser vacinados. A vacina é gratuita e protegem tanto os cães e gatos quanto as pessoas. Vale lembrar que os humanos podem contrair a doença dos animais infectados que a transmitem, geralmente, através de mordida. Itaporã não possui nenhum caso registrado, e a vacina é o único método de prevenir para manter este índice”, finalizou Rodrigo Pradella.
Locais de Vacinação:
Salão da Igreja Pedra Bonita
ESF Pioneira
Praça São José
Escola Edson Bezerra
ESF Distrito de Montese
ESF Distrito de Piraporã
ESF Distrito Carumbé
ESF Distrito de Santa Terezinha
Sintomas da raiva
Os sintomas mais comuns da raiva são o comportamento agressivo, medo de luz e água, e muita eliminação de baba. A doença é letal. A orientação da Vigilância Sanitária Municipal para aquela pessoa que encontrar um animal com suspeita de que esteja com raiva, é não entrar em contato com o bicho. O mesmo vale para morcegos.
O morador deve informar a VISA Municipal para que sejam tomadas as providências cabíveis. Em caso de contato acidental com animal possivelmente infectado, a pessoa deve lavar bem a parte do corpo com água e sabão, procurando imediatamente atendimento médico.
Comentários