Quando o Facebook comprou o WhatsApp por US$ 22 bilhões, muita gente se perguntou qual seria sua intenção. O WhatsApp tinha quase 1 bilhão de usuários, mas não ganhava dinheiro ainda. Agora, parece claro o interesse do Facebook em como fazer o WhatsApp se transformar em uma máquina de dinheiro: tornando-a na maior fintech do mundo.
A ideia é transformar o aplicativo em uma espécie de "tudo que você precisa para comunicação de duas pessoas", incluindo aí mandar dinheiro entre elas. O WhatsApp está testando o WhatsApp Payments, que acaba de aparecer na versão beta para Android.
O Facebook prepara-se para roubar mercado do Venmo, aplicativo de transferência de dinheiro entre pessoas de maneira fácil. Com o WhatsApp Payments, não será necessário sair do aplicativo para tal: você envia dinheiro facilmente.
Isso é ótimo para amigos que precisam fazer micropagamentos uns para os outros (pense em alguém que está pagando), ou para pessoas que estão realizando transações entre si. Daqui a pouco, será possível pedir e pagar uma pizza diretamente do WhatsApp.
Com um bilhão de usuários potenciais para esta finalidade, ela se tornará potencialmente no principal serviço de transferência de dinheiro do mundo. Existe muito potencial para que ela se torne na principal fintech do mundo.
O Facebook não é bobo e sabe que existe uma infinidade de serviços financeiros a serem prestados por seus aplicativos, sendo seu objetivo final se transformar no WeChat ocidental (para entender o quanto ele é importante na China, dê uma olhada nesta matéria).
Em breve, tenho certeza que você estará usando soluções financeiras providas pelo Facebook para realizar pagamentos e outras coisas. O mundo financeiro é riquíssimo e super aberto a novas tecnologias: fizemos um e-book gratuito para você entendê-lo melhor. Não deixe de conferir!
Faça parte do maior conector do ecossistema de startups brasileiro! Não deixe de entrar no grupo de discussão do StartSe no Facebook e de inscrever-se na nossa newsletter para receber o melhor de nosso conteúdo! E se você tem interesse em anunciar aqui no StartSe, baixe nosso mídia kit.
Comentários