Na manhã desta quarta-feira (15), equipes do Exército fazem vistoria no Estabelecimento Penal Jair Ferreira de Carvalho, o Presídio de Segurança Máxima, em Campo Grande. Com apoio do Batalhão de Choque, e equipes da Polícia Militar, a intenção é fortalecer a segurança no presídio, além da apreensão de materiais ilícitos como drogas, armas e celulares.
Ao todo, 800 militares do Exército e da Polícia Militar participam da operação. Os militares do Batalhão de Choque fazem a contenção dos presos para que os soldados façam a vistoria, e outras equipes da polícia militar atuam na segurança fora da Máxima. O Exército conta com equipamentos como detectores de metais e também conta com apoio de cães farejadores.
Além dos caminhões usados para transportarem os militares do Exército até o presídio, são usadas três viaturas com acesso ao Sisfron, um sistema integrado que possibilita verificação de imagens e acesso à internet. Em uma das três viaturas está o comando da operação. O Exército também contará com drones e dois helicópteros, um com ‘olho de águia’, capaz de capturar imagens de alta qualidade, que serão verificadas pelos militares que ficam nas viaturas.
Segundo o major Marcelo Machado, da assessoria de comunicação do CMO (Comando Militar do Oeste), em 15 de janeiro foi assinado o decreto pelo presidente Michel Temer, autorizando que, no período de um ano, o Exército possa atuar nos presídios. Até então, a força de segurança não podia intervir nos estabelecimentos penais.
Comentários