Policiais Militares Ambientais e os Guardas-parques do Parque Estadual das Nascentes e das Várzeas do Rio Ivinhema (Pevri) realizaram operação fluvial conjunta de prevenção à pesca predatória, dentro e no entorno da área do Parque. Durante a ação, diversos petrechos ilegais para a pesca foram apreendidos.
Conforme informações da PMA, os trabalhos preventivos nos rios Paraná, Ivinhema e seus afluentes, tiveram início na madrugada do dia 26 e duraram até o final da tarde da quinta-feira (27).
Durante a operação, os policiais retiraram dos rios e apreenderam duas redes de pesca, medindo 100 metros, além de três cordas de espinheis, medindo 150 metros, cada uma com 30 anzóis, além de cinco boias com anzóis (joão-bobo) e mais 31 anzóis de galho (petrechos proibidos). Alguns peixes que estavam vivos e presos aos petrechos foram soltos no rio.
Os proprietários dos materiais ilegais não foram encontrados. Porém, a fiscalização preventiva intensiva tem evitado a pesca ilegal na região e, principalmente, a armação desses petrechos nos rios, os quais tem alto poder de depredação dos cardumes. A cada fiscalização, menos petrechos estão sendo encontrados, de acordo com a PMA.
Comentários