As operações Managers e 100%, deflagradas pela PF (Polícia Federal) na manhã desta quinta-feira (5/3) cumpre dois mandados em Dourados. Ambos são de busca e apreensão. Além da cidade, outras oito são alvos da ação em Mato Grosso do Sul e outra no Paraná.
Os trabalhos são realizados em conjunto com a PRF (Polícia Rodoviária Federal) e são voltados à repressão ao contrabando de cigarros na região Sul do Estado com o objetivo ainda de desarticular rede de servidores públicos que dé suporte às atividades.
Estão sendo cumpridos 18 mandados de busca e apreensão e 10 mandados de prisão no total, com a participação de aproximadamente 80 policiais federais e 30 rodoviários federais.
Além de Dourados, as medidas ocorrem em Naviraí, Jutí, Eldorado, Mundo Novo, Japorã, Rio Brilhante, Nova Alvorada do Sul, Campo Grande e Umuarama (PR).
Conforme a Polícia Federal, os integrantes do esquema cooptaram servidores públicos, em PRF’s, para facilitar o tráfego dos contrabandos.
A quadrilha possuía pessoas que ocupavam a função de gerentes, comandando as redes de transportadores, batedores, olheiros e fazendo contato com os “garantidores”, que seriam os policiais cooptados para permitir as ações delitivas e, em certos casos, agiam de forma a dificultar a atuação dos policiais que estavam cumprindo com seus deveres.
As prisões ocorrem Campo Grande, Juti , Navirai, Eldorado e Japorã.
Os nomes das operações - Managers (Gerentes, em inglês) e 100% -, são em alusão às funções dos integrantes das organizações criminosas e à forma como estes se comunicavam quando agentes públicos cooptados pelo esquema estavam nos postos de fiscalização, sendo totalmente segura a passagem.
Comentários