Dando sequência às operações de combate ao contrabando na fronteira, a Polícia Federal (PF) deflagrou nesta quarta (19/6) a Operação Nota Fria, que visa desarticular organização criminosa voltada à prática de contrabando e descaminho. A Operação, coordenada pela Delegacia da PF de Naviraí, cumpre mandados de prisão e de busca e apreensão em cidades dos Estados do Paraná e São Paulo e conta com apoio de outras unidades da PF.
As investigações tiveram início após análise dos elementos obtidos durante cumprimento de mandado de busca e apreensão na residência de um dos investigados, que indicaram a existência da referida organização criminosa.
A análise de um celular apreendido na ocasião demonstrou que os investigados atuam na prática dos delitos de contrabando e descaminho, com remessas de mercadorias, ao que tudo indica, até a cidade de São Paulo (SP).
Havia inclusive um grupo de mensagens onde os investigados trocavam informações sobre a presença dos órgãos de segurança pública nas estradas com o objetivo de evitar eventuais apreensões das mercadorias.
Hoje, a PF cumpre quatro mandados de prisão preventiva e oito de busca e apreensão nas residências dos investigados, localizadas nas cidades de Umuarama, Maringá e Foz do Iguaçu, todas no Paraná e São Paulo (SP).
O nome da operação refere-se ao modo utilizado pela organização para remessa das mercadorias, que utilizava notas fiscais frias de uma empresa de ar condicionado para dar aparência lícita à carga transportada.
Comentários