Policiais federais cumpriram nesta manhã mandados de busca e apreensão em uma casa onde poderia funcionar uma suposta central de fake news, na Vila Bandeirantes, em Campo Grande. O objetivo é apurar perfis falsos nas redes sociais e vinculação de notícias mentirosas durante a eleição.
Conforme o Campo Grande News, no local foram apreendidos HDs externos e celulares, mas o nome do dono do imóvel não foi revelado.
A ordem foi expedida pela 48º Zona Eleitoral de Chapadão do Sul. Detalhes sobre a investigação não foram repassados.
Ainda de acordo com o Campo Grande News, funcionário de uma oficina da região disse que o proprietário alvo da ação "trabalha com reportagem".
No mês passado vários mandados de busca e apreensão de computadores foram cumpridos para investigar a instalação de uma “central de fake news” durante a campanha.
Um dos cumprimentos de mandado de busca e apreensão foi na casa e escritório do publicitário Júlio Cabral, autorizado pela Justiça Eleitoral a pedido da coligação do candidato Reinaldo Azambuja (PSDB), que denunciou a existência de locais especializados na produção de notícias falsas para atingir o governador.
Comentários