A Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) informou nesta quinta-feira (12) ter adotado um protocolo de segurança após receber informações sobre um plano de criminosos para assassinar o diretor-adjunto da PED (Penitenciária Estadual de Dourados), Antônio José dos Santos, de 51 anos. Contudo, alegou não poder dar mais detalhes para não atrapalhar os trabalhos.
Em nota enviada à 94FM, a agência explicou que a Gisp (Gerência de Inteligência do Sistema Penitenciário) em conjunto com outros órgãos de Inteligência da Segurança Pública, também está realizando as apurações devidas. “Essa comissão é formada por representantes de diferentes setores da Agepen, e possui também como membro representante do Sindicato do Servidores da Administração Penitenciária (Sinsap)”, detalhou.
Informações extraoficiais indicam que a ordem para assassinar o diretor-adjunto da PED teria sido dada por um dos presos que cumprem pena no local. Com capacidade para 800 internos, a unidade penal abriga atualmente um número aproximado de 2,4 mil pessoas encarceradas.
A Agepen destacou possuir “uma comissão permanente que atua para prevenir e intervir em situações de ameaças a agentes penitenciários, apesentando sugestões para providências caso a caso”. “Esse tema já foi encaminhado para a pauta”, revelou.
Comentários