O proprietário de uma fazenda em Bela Vista acionou a Polícia Militar Ambiental na manhã deste domingo (18) porque um primata da espécie bugio (Alouatta caraya) apareceu nas proximidades da sede de sua propriedade. O produtor rural afirmou que o animal era manso e ele suspeitava que fosse domesticado.
Uma equipe foi à fazenda e percebeu que o bugio era totalmente dependente da presença humana e tinha características de ter sido criado por muito tempo em cativeiro.
A única história no local, mas que não foi confirmada pelos policiais, era de que o primata teria sido criado por uma mulher na cidade de Bela Vista, que foi embora, porém o esposo teria soltado o bicho na região.
Os policiais acharam por bem realizar a captura do animal, por perceber que ele teria dificuldades em viver na natureza, sem treinamento anterior para sua reintrodução.
A equipe capturou facilmente o bugio, uma fêmea, que foi colocada em uma caixa de contenção e será encaminhada para o Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS) em Campo Grande, que decidirá sobre sua reintrodução no habitat.
Comentários