Indicação será feita na sessão desta quinta-feira com pedido ao governo do Estado
Em seu primeiro pedido como deputado estadual, Paulo Duarte (MDB), irá indicar ao governo do Estado a vacinação dos bolivianos que moram na fronteira com o Brasil, em Corumbá e Ladário. O parlamentar quer garantir a segurança sanitária da população na região.
"Já conversei com o secretário de Saúde, Geraldo Resende e perguntei para ele antes. Já que Corumbá e Ladário são fronteira com o Bolívia, com esses moradores circulando livremente entre os dois países, e temos vacinas excedente no Brasil, que possamos fazer essa disponibilidade", explicou.
De acordo com o deputado o documento irá apresentar os números que são muito significativos para conseguir os imunizantes. "A Bolívia tem apenas 34% da população vacina, ou seja, 2/3 não tomaram a vacina. Aqui somos o segundo Estado que mais vacina e temos doses no estoque. Então que façam gestão junto com governo federal para resolver essa questão humanitária e ao mesmo tempo pensar na saúde dos brasileiros", ponderou.
Ele destacou ainda que a situação da pandemia não está superada e que no Estado os dados comprovam a eficácia da vacina no combate à doença. "Quem está morrendo é quem não tomou a vacina. Isso mostra a importância dos imunizantes."
Vale destacar que Mato Grosso do Sul fez parte de um estudo justamente por ser região de fronteira. O governo federal enviou doses da Janssen para as cidades que fazem divisa com a Bolívia e o Paraguai e garantir um cinturão de proteção contra possíveis variantes que surjam nos países vizinhos.
Comentários